Chapeu

Cursos

1Onda

OCB e Denacoop participam de plenária com cooperativas do Mercosul

Data: 13/05/2010 00:00

As respostas da economia social à crise atual será um dos temas tratados na XX Sessão Plenária da Reunião Especializada das Cooperativas do Mercosul (RECM), em Montevidéu, Uruguai, nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/6).  A especialista em Comércio e Exterior da Gerência de Mercados da Organizacão das Cooperativas Brasileiras (OCB), Patricia Medeiros, participará das discussões junto com o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Amin Ferraz.

Para o diretor do Denacoop, o encontro 'é uma oportunidade de mostrar o peso e a expressão do cooperativismo brasileiro, e seu potencial para contribuir com o desenvolvimento regional latinoamericano'.  Segundo ele, será tratado o Estatuto do Mercosul de Cooperativas, o Programa de Inovacão e Complementacão Produtiva e Comercial Regional, o Espaco Mercosul de Formacão em Processos de Economia Social e Solidária com ênfase em Cooperativa (ESS), além de outros programas e projetos em curso.

O novo Estatuto Mercosul de Cooperativas, que ainda precisa ser internalizado pelos países membros, explica Amin, abre perspectivas de integracão para o cooperativismo na região, sobretudo no que se refere à complementacão produtiva, formacão de aliancas estratégicas e realizacão de negócios em maior escala. 'O estatuto permite, por exemplo, a reunião de pessoas e culturas diversas em uma mesma cooperativa', completa o diretor.

Já o Programa de Inovacão e Complementacão Produtiva e Comercial Regional consiste, em uma primeira etapa, no estabelecimento de um escritório permanente no próprio Denacoop para tratar de questões de integracão para exportacão (formacão de consórcios e condomínios). 'O Denacoop já se comprometeu a aportar US$ 10 mil para sua implementacão', adianta o diretor.

A RECM atua como órgão de representacão governamental em coordenacão com entidades privadas do setor cooperativo de cada país. Sua instituicão não implica a criacão de estruturas burocráticas, mas a formalizacão de uma situacão pré-existente, favorável à atividade cooperativista. Nesse âmbito, iniciou-se a insercão dos movimentos cooperativos nacionais no processo de integracão do Mercosul. A OCB é uma das entidades que tem assento neste fórum.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS