Chapeu

Cursos

1Onda

OCB/MS promove palestra sobre Endividamento Rural durante a 70ª Expogrande

Data: 13/05/2010 00:00

A OCB/MS participou da 70ª Exposicão Agropecuária de Campo Grande (Expogrande) promovendo a palestra 'Endividamento do Produtor Rural Brasileiro e suas Solucões. Situacão do Agronegócio Brasileiro' proferida pelo Engenheiro Agrônomo José Gerardo Fontelles, que foi assessor especial do Ministério da Fazenda para Assuntos Agrícolas por 10 anos, atualmente é diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de fazer parte de diversos conselhos, como: Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - CONDEL/FCO e  Conselho do Servico Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP.

A palestra ocorreu no dia 10 de abril, no auditório da Acrissul e contou com as presencas de Laucídio Coelho Neto, presidente da Acrissul, Eduardo Riedel, vice-presidente da Famasul, João Carlos da Costa Sobrinho, secretário da Satur, Celso Régis, presidente da OCB/MS, além de representantes de cooperativas e público em geral.

Fontelles apresentou as propostas que estão em negociacão para reestruturacão do endividamento em 2008, que têm o objetivo de recuperar a renda do setor agropecuário, de modo a proporcionar ao produtor rural capacidade para o pagamento das dívidas renegociadas e correntes. A proposta do Governo Federal para equacionar o  endividamento rural deve  contemplar  aproximadamente  R$ 66 bilhões, de um total de cerca de R$ 87,5 bilhões. Enquanto não regulamentadas as medidas, foi concedido novo prazo para pagamento das dívidas dos produtores rurais, com vencimento entre janeiro e junho de 2008. As parcelas poderão ser pagas em 1º de julho de 2008, o que representa um prazo de espera de mais três meses para pagamento das parcelas de dívidas prorrogadas anteriormente de Securitizacão e Pesa.

Na palestra também foram divulgados dados da dívida de Mato Grosso do Sul, que somam mais de 10 bilhões de reais. Além do cenário do agronegócio para os próximos 10 anos que prevê crescimento do PIB do agronegócio brasileiro em aproximadamente 8% em 2007 e mais 5% neste ano. A safra de grãos 2007/2008 está estimada em 139,3 milhões de toneladas, os grãos que mais contribuíram para o incremento desta safra foram a soja, com 59,6 milhões de toneladas, o milho, como 55,3 milhões, e o arroz, com 12 milhões. Algodão, milho, soja, acúcar e etanol devem liderar o crescimento das exportacões nos próximos anos, já a exportacão de milho deve passar dos 7,5 milhões atuais para 12 milhões de toneladas. O acúcar alcanca um acréscimo de 60% em relacão à exportacão atual de 19,5 milhões de toneladas atingindo 43,2 milhões no período, e o etanol mostra um acréscimo de 222,9% com base na exportacão de hoje de 3,5 bilhões de litros, chegando a 11,3 bilhões nos próximos dez anos. Já a carne de frango terá um volume de exportacão de 2,96 milhões de toneladas e a carne bovina terá um volume exportado de 2,85 milhões de toneladas.

Por fim, foi aberto um debate que discutiu o assunto do endividamento rural e vários pontos de vista e questionamentos foram apresentados com o público.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS