Chapeu

1Onda

Data: 16/07/2020 09:24

Autor: OCB

Como as cooperativas de trabalhadores mundo à fora estão lidando com a crise econômica gerada pela pandemia? Este foi um dos temas discutidos durante a Assembleia-Geral da Organização Internacional das Cooperativas de Trabalhadores na Indústria e Serviços, o CICOPA, e que contou com a participação de representantes da OCB.
Criado em 1949, o CICOPA foi a primeira organização setorial criada no âmbito da Aliança Cooperativa Internacional. Seu objetivo é promover o fomento, apoio técnico e a intercooperação entre as cooperativas do Ramo Trabalho e Produção de Bens e Serviços em todo o mundo.
A OCB tem representado as cooperativas brasileiras junto ao CICOPA, participando das atividades promovidas pelo secretariado global do organismo e dos conselhos regional (CICOPA-Américas) e subregional (CICOPA-Mercosul). O intercâmbio entre cooperativas e a troca de experiências bem sucedidas de articulação e relações governamentais têm sido as principais ações desenvolvidas no âmbito do CICOPA.
Participaram da Assembleia-Geral do CICOPA representantes de cooperativas de trabalhadores da Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México, Polônia, Portugal, Romênia, Tchéquia e Uruguai. Os delegados aprovaram a prestação de contas do CICOPA, assim como o planejamento de atividades para o próximo ano.
Os participantes também tiveram a oportunidade de intercambiar informações sobre como as cooperativas em seus respectivos países têm respondido à crise econômica gerada pela pandemia. As ações desenvolvidas pelas organizações representativas para conter o impacto também foram apresentadas pelos delegados.