OCB participa da reunião do Conselho de Administracão da ACI
Data: 07/03/2016 00:00
Autor: OCB
A OCB participou da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional, ao lado do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, integrante do Conselho. O evento ocorrido em Sidnei, na Austrália, começou no dia 1º de março e terminou hoje.
A reunião foi a primeira sob a presidência de Monique Leroux, presidente do Sistema Desjardins, do Canadá. Leroux foi eleita durante a Assembleia Geral da ACI de 2015, após a aposentadoria de Pauline Green, da Inglaterra. Monique comandará a principal organização internacional cooperativista do mundo até o final do próximo ano.
Durante os dias de reunião, o Conselho deliberou sobre a redefinição da estratégia da ACI. A organização busca ampliar o número de membros em regiões como a África e o Oriente Médio. O grupo também tratou do orçamento da Aliança para os anos de 2016 e 2017, além de analisar os resultados obtidos na Assembleia Geral de 2015.
A presidente da ACI anunciou ao Conselho a aprovação de um fundo da União Europeia para o financiamento de projetos de promoção do cooperativismo em todo o mundo. O sucesso do projeto garantirá um financiamento de 10 milhões de euros à ACI, que serão repassados às iniciativas das organizações-membro em diversos países.
Segundo Eudes Aquino, o projeto trará recursos que serão revertidos para a formação e treinamento: “O sucesso na concessão dos recursos da União Europeia mostra o reconhecimento internacional à importância do fortalecimento do cooperativismo como alternativa às crises econômicas e promoção do desenvolvimento social. No Brasil, encaminharemos à ACI uma carteira de projetos que incluem a criação de um centro de treinamento em cooperativismo no Nordeste, além do empoderamento de lideranças na Amazônia e a criação de um banco de dados de políticas públicas voltadas para o setor no país”, avalia.
Chamado de “Cooperativas e Desenvolvimento: Foco nas Pessoas, Negócios Ativos”, o projeto tem previsão de duração inicial de quatro anos e objetiva o empoderamento do setor cooperativo em países em desenvolvimento. As primeiras iniciativas serão apresentadas durante a próxima reunião do Conselho que acontecerá no mês de junho.
O Conselho da ACI é formado por 15 membros eleitos nas assembleias gerais. A OCB tem sido representada no Conselho desde a sua filiação à ACI e acompanha regularmente as reuniões.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS