Chapeu

Cursos

1Onda

OCB planta cem árvores para compensar CO2

Data: 13/05/2010 00:00

Neste sábado, dia 14, foi feito o plantio de cem árvores nativas da Mata Atlântica, numa acão da Organizacão das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Carbon Free - Iniciativa Verde. O plantio visa compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) decorrentes da realizacão Dia Internacional do Cooperativismo, no dia 16 de julho em Brasília (DF), no ano passado. As árvores foram plantadas na rodovia Castello Branco, Km 100, Porto Feliz (SP).


A OCB contou com a medicão especial nesse dia motivada também pelo tema da Alianca Cooperativa Internacional (ACI), que escolheu focar a mudanca climática sob a ótica das cooperativas em todo o mundo. De acordo com dados da Carbon Free, organizacão da sociedade civil de interesse público que atua nessa área, naquele dia, foi emitidos 10,63 (t CO2e) e seriam necessários o plantio mínimo de 86 árvores para a compensacão.


O Programa Carbon Free tem como objetivo compensar as emissões de GEE decorrentes de uma determinada atividade. No caso de eventos, toda a infraestrutura necessária à realizacão do evento é analisada. O projeto consiste de duas etapas. A primeira é a producão do inventário GEE relativas ao evento e a determinacão do número de árvores necessárias para absorver essa quantidade de gases da atmosfera. A segunda etapa é a implementacão do restauro florestal, a fim de compensar estas emissões e promover uma série de benefícios ambientais locais.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS