Chapeu

Cursos

1Onda

Parlamentares defendem cadeia produtiva do leite

Data: 07/07/2021 07:50

Autor: OCB

A presidente da Comissão de Agricultura (CAPADR) da Câmara dos Deputados, Aline Sleutjes (PR), defendeu, durante visita técnica as cooperativas gaúchas Dália Alimentos e Central Gaúcha de Leite (CCGL), nos dias 1° e 2 de julho, o diálogo do setor com o Congresso Nacional.

“Precisamos descentralizar a produção e as cooperativas brasileiras têm esse papel de fazer a união de todos, em prol do sucesso coletivo, desenvolvimento social e financeiro, em apoio ao nosso país”, disse.

Acompanhada por produtores, representantes da Embrapa e do Ministério da Agricultura, e deputados da subcomissão do leite na Câmara, a deputada, que também faz parte da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), destacou que cerca de 20 milhões de brasileiros sobrevivem, direta ou indiretamente, do setor leiteiro.

“A nossa jornada durante essas visitas busca conhecer as inovações, programas e projetos das cooperativas voltados para desenvolvimento da cadeia leiteira no país para pensar em alternativas e sugestões para diferentes problemas enfrentados pelos produtores”, explicou.

Aline ressaltou ainda que 99% dos municípios brasileiros produzem leite.  “Trata-se de um produto muito importante para o país, tanto na questão nutricional, quanto econômica e social. Temos a obrigação moral de dar condições para que o cooperado não pare e, sim, progrida com desenvolvimento e aprimoramento da cultura”, completou.

 

COOPERATIVAS

Com o investimento de R$ 130 milhões na ampliação da fábrica, a cooperativa CCGL, localizada em Cruz Alta (RS), vem apostando na comercialização do leite em pó. De acordo com o presidente Caio Cézar Vianna, a unidade também faz creme de leite achocolatado, mas em menor quantidade. “Hoje a CCGL detém 8% do mercado nacional de leite em pó e nosso objetivo é aumentar esse percentual nos próximos anos”.

Durante o encontro, o deputado Domingos Sávio (MG), vice-presidente da Frencoop na Câmara dos Deputados, ressaltou a importância de ajudar os pequenos produtores. “Vamos continuar acreditando no Brasil e trabalhar para que o cooperativismo, na relação de solidariedade, gere resultados cada vez mais significativos no campo”.

A Cooperativa Dália, em Encantado (RS), produz ração, suínos, frangos e leite. Segundo o deputado federal Alceu Moreira (RS), também membro da Frencoop, a produção de leite depende de pesquisa, sanidade e alimentação de boa qualidade para os animais. “A democracia acontece quando temos condições de oferecer igualdade de oportunidade a todos. Durante as visitas, observamos experiências positivas e temos condições de sugerir ao governo federal políticas públicas que podem resolver os principais desafios dos produtores no Brasil”.

Já o deputado Benes Leocádio (RN) ressaltou a importância de o Parlamento representar o setor em defesa de condições mais justas. “Sabemos das dificuldades que os produtores enfrentam e vamos levar as demandas para os nossos pares e, junto ao governo federal, buscar soluções para as cooperativas”. Ainda segundo ele, “a produção de leite no país pode se diversificar e gerar muito emprego no campo e na cidade”.

As primeiras visitas técnicas da subcomissão do leite da CAPADR para definir alternativas de suporte ao setor foram realizadas na Embrapa Gado de Leite (MG) e nas cooperativas Dália e CCGL no Rio Grande do Sul. Estão previstas novas visitas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.

 

NÚMEROS DO SETOR

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de leite, e o alimento é o sexto de maior importância na cadeia do agro nacional. Atualmente, são 1,171 milhão de estabelecimentos, desde pequenos (agricultura familiar) até médios e grandes produtores.

Mais de 5,2 milhões de famílias brasileiras vivem da produção (no setor primário) do leite. A cadeia gera 4,5 postos de trabalho direto na produção por propriedade, totalizando 20 milhões de pessoas atuando, incluindo transporte, industrialização e comercialização.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS