Chapeu

Cursos

1Onda

Prêmio Sescoop Excelência de Gestão amplia competitividade de cooperativas

Data: 13/04/2017 00:00

Autor: OCB

É grande a movimentação das cooperativas brasileiras em concluir o preenchimento dos formulários do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para, assim, poderem participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A iniciativa é do Sescoop, com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

 

 

As cooperativas que desejarem participar têm até o dia 28 deste mês para concluírem todo o processo. O objetivo é reconhecer as boas práticas de gestão e governança que tornam o cooperativismo brasileiro mais forte.

 

 

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, “essa é uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa”, avalia a liderança. Confira na entrevista abaixo:

 

 

 

 

 

 

Qual o objetivo do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão?

 

Renato Nobile – Nós sabemos que um dos maiores desafios das cooperativas brasileiras é a busca pela melhoria de seus processos. Todos os dias, elas encontram soluções inovadoras e criativas para atender aos seus clientes, observando todos os dispositivos legais que regulam o cooperativismo no Brasil. Então, é fundamental reconhecermos esse esforço. Por isso, o Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), realiza a cada dois anos o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, objetivando reconhecer nacionalmente as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do setor, por meio de boas práticas em gestão e governança. 

 

 

Como as cooperativas podem participar?

 

Renato Nobile – Para participar, as cooperativas matrizes singulares precisam estar registradas e regulares com o Sistema OCB e, ainda, fazerem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa. Caso a cooperativa ainda não conheça o PDGC, basta acessar o site do programa (clique aqui). Ah, uma coisa muito importante é que, após responder os questionários de Diagnóstico e Autoavaliação, a inscrição deverá ser confirmada. Assim, a cooperativa garante que está inscrita no Prêmio. Outra informação relevante é que essa inscrição é gratuita.

 

 

Então qualquer cooperativa pode participar do prêmio?

 

Renato Nobile – Na verdade, existe uma regra que só permite a participação de cooperativas com mais de três anos de existência. É que no processo de julgamento do prêmio os indicadores de resultado dos últimos três anos são levados em consideração. Por isso, para o Ciclo 2017, a cooperativa tem que ter sido registrada no CNPJ até 31/12/2013, pois assim terá indicadores de 2014, 2015 e 2016.

 

Isso vale para a participação da cooperativa no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, mas se ela deseja apenas participar do PDGC, não há a exigência de um tempo mínimo de existência. Aliás, vale ressaltar que este programa é fundamental para que a cooperativa conheça seu nível de maturidade e, assim, busque ampliar seu desenvolvimento e competitividade.

 

Como será o julgamento das cooperativas inscritas?

 

Renato Nobile – Conforme pode ser visualizado no site, as cooperativas serão reconhecidas nas faixas ouro, prata ou bronze, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição. A pontuação requerida em cada faixa será definida pela Banca de Julgadores. Além dessas faixas, dentre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será reconhecida, ainda, como Destaque Governança Cooperativista.

 

É bom esclarecer, também, que não há concorrência direta entre as cooperativas. Todas as que alcançarem a pontuação das faixas de reconhecimento serão reconhecidas, podendo haver várias cooperativas em cada faixa. Apenas o Destaque Governança Cooperativista será definido dentre as cooperativas reconhecidas.

 

 

Quais os benefícios de participar de uma premiação com esta?

 

Renato Nobile – Não tenho dúvida de que o maior ganho é o reconhecimento de todo o movimento cooperativista pela contribuição para um Brasil melhor. As cooperativas vencedoras serão referência para todas as outras e isso deve ser um motivo de muito orgulho para elas, pois, mesmo em tempos de crise, elas encontraram uma forma de se desenvolver com força.

 

Para além disso, as práticas de gestão e governança informadas pelas cooperativas candidatas ao prêmio, independentemente de serem reconhecidas ou não, passarão a fazer parte de um banco de boas práticas, gerenciado pela unidade nacional do Sescoop. Esse é o poder da intercooperação. Uma ajudando a outra e, assim, juntas, fortalecendo a economia brasileira.

Fonte: Sistema OCB

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS