Presidente do Sistema OCB faz abertura do 7º EBPC
Data: 19/09/2023 12:21
Autor: OCB
O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) teve início nesta segunda-feira (18) na sede da Finatec - Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (UnB). Até quarta-feira (20), os 72 projetos de pesquisa sobre o cooperativismo aprovados pela banca avaliadora serão detalhados por seus autores. Com o tema central Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade, a programação conta ainda com painéis sobre inovação e compliance e rodas de conversa com cooperativas .
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Ele ressaltou a importância do EBPC para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil. “O tema deste ano reflete o compromisso crescente das cooperativas em enfrentar os desafios do século 21 e prosperar de maneira sustentável. A investigação científica focada nas necessidades e desafios das cooperativas, com certeza, nos ajudará na formulação e defesa de políticas públicas mais eficazes , bem como de soluções alinhadas com as demandas reais das nossas cooperativas e cooperados. Esse evento, portanto, é mais um marco importante em nossa jornada conjunta para fortalecer e promover o cooperativismo no Brasil”, ressaltou.
O presidente lembrou que o grau de desenvolvimento do cooperativismo brasileiro tem atingido patamares significativos. “Já somos mais de 20 milhões de cooperados. Na agricultura, 54% dos grãos produzidos no país são originados nas cooperativas. No crédito, estamos em lugares onde somos a única instituição financeira disponível”, afirmou. Para ele, a pesquisa é fundamental para que o cooperativismo possa continuar sua jornada em busca do bem comum e da prosperidade de todos. “Nossas pesquisas são ousadas. Sem ousadia não há prosperidade. Cooperativismo é coisa de gente, cada região tem sua expertise, sua característica e perfil humano. Por isso, precisamos trabalhar nesses perfis. Esse é nosso desafio”, acrescentou.
Ainda segundo ele, a relevância do encontro vai além do ambiente acadêmico. “Valorizamos profundamente o empenho dos pesquisadores e acreditamos que os estudos de cada um enriquece ainda mais o conhecimento no campo do trabalho compartilhado e coletivo. Por isso, esse evento reflete também o compromisso do Sistema OCB em promover a pesquisa e a educação, pilares essenciais para o crescimento do nosso movimento. Receber 177 trabalhos nos dá muito orgulho e satisfação.”, completou.
Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, afirmou que a base acadêmica é primordial para construir o cooperativismo do futuro. “Por isso, o EBPC é uma prioridade em nossas ações e reconhecemos o trabalho de cada um para fazer a diferença e mostrar a diversidade que o cooperativismo oferece à sociedade. Os resultados dessas pesquisas vão contribuir de forma significativa para construirmos nossas propostas e consolidar ações. É daqui que nasce a base para fazermos um cooperativismo cada vez mais sustentável”.
Também participaram da mesa de abertura do 7º EBPC, Kesia Braga, gerente de Sustentabilidade e Economia, da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) , a coordenadora do Científico do EBPC, professora Valéria Bressan, o secretário de Meio Ambiente da Universidade de Brasília, professor Pedro Henrique Zuchi, e a coordenadora-geral de Engenharias e Tecnologias, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Kristiane Mattar Accetti Holanda.
Kesia Braga considerou em sua fala que é fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas e entender a sustentabilidade como oportunidade para melhorar a vida das pessoas. “O fortalecimento do cooperativismo vem ao encontro do tema escolhido para este EBPC. Precisamos mesmo debater, analisar e pesquisar. É primordial avançar nesses temas e o número de projetos inscritos este ano é impressionante. É a celebração da pesquisa acadêmica brasileira”, afirmou.
Kristiane Holanda disse que todas as áreas do conhecimento científico que buscam melhorar a vida das pessoas é relevante e que os números do EBPC demonstram que a parceria é bastante frutífera. “Estamos no caminho certo. Que sigamos cooperando”, salientou. Já Pedro Henrique Zuchi, declarou que o tema da sustentabilidade perpassa por todos os demais temas e chega a palavra sobrevivência. “Sustentabilidade é fundamental para sobrevivência enquanto sociedade, nação, sociedade, planeta. A transformação se faz com pensamento cooperado. A cooperação nos dá força e transforma. O futuro é agora e precisamos ressaltar a importância do cooperativismo no nosso país”.
Valéria Bressan, por sua vez, reiterou que o tema do EBPC este ano está dentro do ESG e dos princípios da Organização das Nações Unidas (ONU). “Essas pesquisas são importantes para promover discussões que possam traçar metas para as cooperativas, discutir a intercooperação e trazer benefícios para a sociedade. Que tenhamos insights valiosos e discussões promissoras, com um futuro mais sustentável e inovador”, concluiu.
O objetivo do EBPC é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Ao todo, o 7º EBPC recebeu 177 trabalhos de autores das cinco regiões brasileiras. Os 50 melhores trabalhos foram premiados com passagens aéreas e hospedagem para o evento, como uma forma de incentivo para apresentação dos estudos.
O encontro acontece a cada dois anos e é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar das próximas edições, o Sistema OCB disponibiliza – de forma gratuita - em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, uma trilha com o Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. Ela é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS