Presidente do Sistema OCB/MS prestigia o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses
Data: 31/07/2024 08:59
Autor: OCB/MS*
Na segunda-feira (29/07), o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, esteve em Curitiba, para prestigiar a abertura do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, evento realizado pelo Sistema Ocepar, que reuniu cerca de 160 presidentes de cooperativas e convidados.
Estiveram presentes o vice-governador do Paraná, Darci Piana, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, os presidentes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, e da Pesca e Aquicultura, Luiz Nishimori, além do vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Sérgio Souza, e demais integrantes da bancada paranaense. “Este é um evento especial. Temos o auditório repleto de presidentes que representam as 225 cooperativas do Paraná dos diversos ramos que, juntas, movimentaram mais de R$ 200 bilhões no último ano”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Ele fez um agradecimento público à OCB e aos deputados que apoiam o cooperativismo. “Temos um propósito: prestigiar quem nos apoia”, declarou, referindo-se aos parlamentares.
Painel Frencoop e FPA
Logo após a abertura, foi realizado um painel com os deputados que integram a Frente Ampla da Agropecuária (FPA) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). O painel foi conduzido pela superintendente da OCB, Tania Zanella. “O nosso trabalho é duro, intenso e tenso”, declarou. Ela destacou a importância da organização do setor e do programa de educação política, liderado pela OCB e “que acontece muito forte aqui no Paraná”. O trabalho aproxima as cooperativas dos parlamentares, buscando apoio às causas do setor. Fazendo referência à tramitação do projeto de Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Tania disse que “os deputados foram aguerridos ao defender o ato cooperativo”.
O deputado Sérgio Souza lembrou que o projeto de lei da Reforma Tributária, encaminhado pelo governo, era muito restritivo às cooperativas. “Sem o nosso apoio, o projeto não passa e defendemos o direito de ter todas as cooperativas respeitadas no ato cooperativo”, declarou. Ele enfatizou que isso só é possível pelo sistema representativo e pela organização. “O que vem das cooperativas, chega à Ocepar, chega à Frencoop e à FPA. Quem não tem essa organização, não consegue”, frisou. Segundo Souza, além de organizados, os deputados das duas frentes são muito bem assessorados pela Ocepar e pela OCB, com dados e informações que sustentam as defesas do setor.
O Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses continuou na manhã de terça-feira (30/07), com a palestra sobre as eleições municipais e sobre o cenário econômico mundial. Com a presença do governador Ratinho Junior, será lançado o novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC).
*Com informações do Sistema Ocepar
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS