Presidentes de unidades estaduais se apropriam de novas ferramentas de gerenciamento
Data: 04/11/2014 00:00
Autor: OCB
Uma comitiva formada por presidentes de unidades estaduais, pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, pelo superintendente Renato Nobile, e pelas gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB), participaram da sessão especial do HSM Expomanagement 2014. O grupo assistiu à palestra Psicologia Positiva: a ciência da felicidade no trabalho, ministrada por Tal Ben-Shahar, professor de dois dos cursos mais populares na história da Harvard University: Psicologia Positiva e Psicologia da Liderança. Neste grupo também está o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis e mais seis cooperativistas de MS.
O HSM Expomanagement 2014 começou hoje e vai até quarta-feira, dia 5/11 e ocorre em São Paulo com o tema “O poder da vanguarda e o legado do management (gerenciamento, em inglês) na liderança das novas organizações”. Essa é a terceira vez que o evento é realizado no Brasil e, neste ano, está reunindo mais de 700 presidentes e executivos do alto escalão de empregas e governos, e, ainda, mais de cinco mil líderes vinculados a todos os setores da economia nacional para atividades com cerca de 140 horas de conteúdo.
Para o presidente do Sistema OCB, Mário Lopes de Freitas, a participação da comitiva cooperativista em todo o evento é o reflexo do novo modelo de governança que tem sido impresso no cooperativismo brasileiro. “É uma oportunidade única de aperfeiçoarmos o nosso conhecimento, networking e de estar com aqueles que estão fazendo história e têm o poder de definir o futuro. E o cooperativismo vive esse momento: o de planejamento do próprio futuro”, argumenta Márcio Freitas.
A organização do evento, apoiada por líderes globais em áreas tão distintas quanto espiritualidade e negócios, política e esporte, confronta a força histórica de ideias com o que há de mais inovador no mundo corporativo, em um panorama que olha para o passado com a ótica do presente e prepara suas perspectivas do futuro.
FELICIDADE – Na palestra de logo mais, Ben Shahar falará sobre assuntos do tipo: ideias fundamentais da psicologia positiva; estratégias para o aumento do “índice de positividade” para atingir níveis mais elevados de criatividade, motivação, saúde e sucesso, dentre outros. Ele responderá, por fim à pergunta: Por que alcançar a felicidade não diz respeito a trabalhar menos, mas a trabalhar duro para as coisas certas?
Com um vasto currículo nessa área, Tal Ben Shahar – especialista em liderança e psicologia positiva – combina estudos científicos, pesquisas acadêmicas, conselhos de autoajuda e princípios espirituais para ensinar as pessoas a otimizar sucesso e felicidade.
REDES SOCIAIS - Pela manhã, o grupo cooperativista acompanhou, atento, à palestra “O impacto das epidemias sociais no comportamento das pessoas e na lucratividade das empresas”, ministrada pelo Ph.D em Marketing e professor da Wharton School of Business (EUA), Jonah Berger. Dentre os temas abordados por ele, estiveram: o impacto das epidemias sociais no comportamento das pessoas e, portanto, na lucratividade das empresas.
Além deste tópico, Jonah Berger frisou também sobre a importância de saber como se beneficiar de um esforço mais metódico e científico para entender o fenômeno das epidemias sociais e quais são as seis etapas-chave na criação de um conteúdo viral vencedor.
CENÁRIOS – E para falar sobre os cenários para o Brasil em 2015, um brasileiro foi convidado a subir ao palco principal. Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do Brasil, de acordo com a revista Forbes, discorreu sobre a atualidade política, os principais números da economia e suas perspectivas para o ano que vem.
Ricardo Amorim é formado pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atua há mais de 20 anos no mercado financeiro global, com presença destacada e passagens pela Europa e pelos EUA. Desde 2009, dirige a Ricam Consultoria, prestando assessoria econômico-financeira, de investimentos e estratégica. Além disso, é um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection” da Rede Globo, canal Globonews, colunista da revista IstoÉ e o único brasileiro entre os melhores e mais importantes palestrantes mundiais do site britânico Speakers Corner.
NOVAS TECNOLOGIAS – No início da tarde, foi a vez de Chad Hurley, empresário e verdadeiro gênio do Vale do Silício, na Califórnia, dar o seu recado aos participantes. O tema de sua palestra foi “Como o youtube muda tudo: a reinvenção da comunicação e as novas tecnologias”.
Durante sua fala, ele falou sobre o processo que fez o youtube tornar-se não apenas a maior plataforma de distribuição na internet, mas também sua força organizadora e como ele ajudou a transformar a publicidade, capacitando marcas a tornarem-se criadoras de conteúdo e estimulando a busca por sucessos virais.
Segundo ele, o youtube é o maior e mais popular site de compartilhamento de vídeos e terceiro site mais visitado do planeta. Estima-se que o portal atraia mais de 800 milhões de usuários por mês.
VANTAGEM COMPETITIVA – Para responder à questão “Por que as abordagens tradicionais de estratégia e inovação não estão acompanhando o novo ritmo dos mercados?” foi convidada a palestrar a professora de Estratégia da Columbia Business School, em Nova York, Rita McGrath, que explanou a palestra “O fim da vantagem competitiva: como manter as estratégias no ritmo de sua empresa”.
Em 2013, Rita foi incluída entre os 10 maiores pensadores de gestão do mundo (Thinkers 50), recebendo também o prêmio Outstanding Achievement na categoria Estratégia. É autora de quatro best-sellers: Discovery-driven growth, Marketbusters, The entrepreneurial mindset e o recente The end of competitive advantage. Escreveu 14 artigos para a Harvard Business Review, incluindo “Discovery-driven planning”, um dos mais vendidos na publicação.
LIDERANÇA – Por fim, o presidente e fundador do Grupo Empreenda, Cézar Souza, considerado um dos maiores experts do Brasil em gestão e liderança falou sobre o perfil do líder que as empresas brasileiras precisam. Além de discorrer sobre os motivos pelos quais a liderança tradicional não funciona mais, ele também levou a plateia a pensar sobre os principais desafios estratégicos dos líderes brasileiros para o universo 2015-2020.
Além dos Estados Unidos, Cézar Souza abriu mercados em vários países da América Latina e também em Portugal e Angola. É autor de diversos best-sellers, tendo vendido mais de 400 mil exemplares nos últimos 5 anos. Entre eles estão: Você é o líder da sua vida?, Você é do tamanho dos seus sonhos e, o mais recente, A NeoEmpresa.
Fonte: OCB
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS