Projeto de criação de gado incentivado pela COOASGO já alojou cerca de 400 animais no campo
Data: 27/01/2023 10:01
Buscando incentivar e promover a integração da criação de gado a pasto com a atividade da suinocultura, a Cooasgo buscou parceiros e hoje desenvolve um projeto, até então inovador na região.
Chamado de BOICOOPER, o projeto começou em 2021 e conta hoje com cinco produtores parceiros. Em menos de 2 anos foram cerca de 400 animas colocados no campo. Os primeiros resultados do projeto foram abordados no sábado (21), durante o dia de campo promovido pela cooperativa.
Para o encarregado de nutrição de bovinos, Pablo Bicudo, os números de excelência apresentados no projeto vêm cumprindo com as expectativas esperadas. “Acreditamos que foi um início de grande crescimento do BOICOOPER que já conta com novos parceiros para somar junto ao projeto, diversificando e fortalecendo suas atividades junto a Cooperativa”, complementou.
A tecnologia empregada e o conhecimento dos profissionais que acompanham de perto o desenvolvimento do projeto foi fundamental para alcançar bons resultados. Com o uso da fertirrigação, na qual os dejetos da criação de suínos são tratados e depois viram adubo orgânico para as pastagens, foi possível transformar o que antes era um problema para as granjas em solução rentável.
Além de todo esse cuidado os bovinos também recebem uma suplementação estratégica, tanto na fase de recria, como na engorda a Pasto.
Os animais são fornecidos pela Cooasgo ao produtor que fica responsável pela produção do rebanho até o ponto de abate e após a destinação ao frigorífico. Ele é remunerado de acordo com o desempenho de sua produção.
O ciclo completo até o abate tem a duração aproximada de 15 meses e durante este período, a Cooasgo presta toda assistência técnica necessária aos produtores, fornecendo todo o protocolo nutricional para os animais.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS