Ramo Crédito lidera inscricões no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
Data: 04/05/2017 00:00
Autor: OCB
Cooperativas de todas as partes do país, de portes e ramos, confirmaram sua participação na edição 2017 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. O prazo para as inscrições terminou na última sexta-feira (28/4) e o Ramo Crédito, novamente, conquistou o recorde de inscrições, com exatos 50% do total.
“Estamos muito contentes com o resultado”, comenta a gerente geral da unidade nacional do Sescoop, Karla Oliveira. Segundo ela, a cerimônia de entrega do reconhecimento, um dos mais importantes do cooperativismo brasileiro, ocorrerá em Brasília, em novembro. Confira abaixo a entrevista com Karla Oliveira.
Karla Oliveira – Estamos muito contentes, sim, com o resultado. Ano após ano, as cooperativas se empenham em melhorar a sua gestão e, assim, ganhar em competitividade. Vale destacar que as cooperativas são empresas e nasceram para dar resultado aos seus cooperados. E, considerando o mercado cada vez mais volátil, é fundamental que elas estejam preparadas para atender às demandas de modo diferenciado. E isso passa necessariamente pela revisão de seus processos, o que culmina com a melhoria da gestão. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ferramenta que reconhece esse esforço e celebra o crescimento de todo o movimento cooperativista, sustentado por este constante processo de aperfeiçoamento.
Karla Oliveira – Isso mesmo. Neste ano tivemos a inclusão dos níveis Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Nossa grande motivação foi o fato de que as cooperativas que já fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas já superaram os desafios do nível Primeiros Passos. Então, como a ideia do próprio PDGC é uma evolução contínua nos processos de gestão, é natural que o nível de exigência também evolua.
Karla Oliveira – Os dados nos mostram que, novamente, as cooperativas de crédito saíram na frente. Elas foram responsáveis por, exatamente, 50% das inscrições, seguidas pelas cooperativas do Ramo Saúde, com 27%. Juntas, as cooperativas destes dois ramos representam 77% das inscritas.
Em nossa avaliação, esse fato nos diz que as exigências do mercado regulador destes dois ramos têm acelerado ajustes e até mudanças na forma de condução da prestação de serviços destes dois segmentos do cooperativismo. É importante destacar, ainda, que essas cooperativas estão organizadas em federações e confederações, que são parceiras do Sistema OCB.
E é aí que mora a grande vantagem da participação das cooperativas no Prêmio: o compartilhamento de experiências. A intenção da unidade nacional do Sescoop é oportunizar que uma cooperativa aprenda com a outra, fortalecendo, desta maneira, o negócio cooperativo no Brasil.
Karla Oliveira – Em número de inscrições temos o estado de Minas Gerais, com 34% do total, seguido da Bahia (8%), Paraná (7%) e São Paulo (7%). Agora, também é importante dizer que, se levarmos em consideração a mobilização da organização estadual, três grandes federações se destacam, quando comparamos aos percentuais apresentados na última edição do prêmio, em 2015. São elas: Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Karla Oliveira – Certo. O prêmio é composto por cinco fases, sendo que a primeira delas é o período de inscrição. O que vem na sequência é o seguinte: a leitura e análise de todos os relatórios de autoavaliação para verificar consistências (fase 2); a verificação, in loco, para comprovação das práticas e evidências apresentadas pela cooperativa (fase 3); a leitura e análise dos relatórios de visita, elaborados pelos avaliadores, com a finalidade de verificar as consistências (fase 4) e, por último, a análise e avaliação do parecer do Comitê de Gestão para decisão final. O que vale ressaltar, ainda, é que em todas essas fases, existe o acompanhamento de uma auditoria independente.
Karla Oliveira – A participação de uma cooperativa no Prêmio Sescoop é uma excelente oportunidade para aprimorar sua gestão, ampliar sua rede de relacionamentos e, ainda, aumentar a visibilidade sobre aquilo que a torna diferente. Uma cooperativa que participa do PDGC e, como consequência disso, do Prêmio, recebe um feedback fundamental para continuar trilhando seu desenvolvimento sustentável. Por isso nossa expectativa é de que, a cada ano, um número maior de cooperativas se integre ao quadro de participantes.
Não tenho dúvida de que o maior ganho é o reconhecimento de todo o movimento cooperativista pela contribuição para um Brasil melhor. As cooperativas vencedoras serão referência para todas as outras e isso deve ser um motivo de muito orgulho para elas, pois, mesmo em tempos de crise, elas encontraram uma forma de se desenvolver com força, trazendo resultado aos cooperados.
Karla Oliveira – Participem! Só assim elas poderão experimentar tudo aquilo que as cooperativas inscritas já têm obtido com esse grande programa de desenvolvimento da gestão. Vale destacar que a filosofia do PDGC é de melhoria contínua, tendo em vista que o cenário econômico muda o tempo todo, as cooperativas não devem se acomodar. Assim, acreditamos que a autoavaliação anual, com a consequente identificação e implantação de melhorias necessárias é o caminho para a excelência desejada. As cooperativas têm no PDGC um ótimo modelo referencial que lhes aponta a direção; basta segui-lo, com persistência e compromisso.
E, pensando assim, o Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, realizam a cada dois anos o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão: um reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Fonte: Sistema OCB
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS