Chapeu

Cursos

1Onda

Seguro pecuário é tema de audiência na CAPADR

Data: 13/05/2010 00:00

As dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais diante do não pagamento no abate da carne, que gera um efeito negativo em toda a cadeia produtiva, foi o principal tema discutido na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, nessa terca-feira (9/6). A audiência pública tratou do seguro da pecuária junto ao abate de bovinos.

O diretor-secretário da Federacão de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Dácio Queiroz da Silva, falou que o não pagamento aos produtores gera falta de recursos para o custeio dos insumos necessários à manutencão da producão. 'Isso traz consequências negativas em toda a cadeia produtiva, como as dívidas', diz. O objetivo da audiência foi discutir maneiras de solucionar essa questão.

Participaram representantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Organizacão das Cooperativas Brasileiras (OCB) e de entidades envolvidas com a agropecuária. A alta tributacão no setor produtivo, a concorrência com o mercado informal, a questão ambiental e a crise financeira também foram assuntos debatidos.

Entre as propostas apresentadas estavam a regulamentacão do abate da carne, a criacão do fundo garantidor, o papel das seguradoras na cadeia produtiva, além da possibilidade de entidades, federacões, sindicatos e cooperativas, buscarem solucões internamente a fim de solucionar o problema presente no abate da carne.

Nessa questão, o deputado federal Cezar Silvestri, membro da Frencoop, mencionou o exemplo de cooperativas do Paraná. Segundo ele, as cooperativas cobram dos produtores rurais 1% do que é produzido. Este valor é colocado num fundo garantidor, que, caso os compradores dos produtos da cooperativa deixem de arcar com os cutos do produto adquirido, é utilizado como forma de pagamento aos produtores rurais, minimizando as consequências ao produtor rural.

Em entrevista, Cezar Silvestri afirmou que medidas como essas deveriam ser apoiadas. As cooperativas poderiam ter condicões de participar de toda a cadeia produtiva de seus cooperados, como forma de baratear os custos e minimizar futuros prejuízos.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS