Seminário da Esbraer no Grand Park Hotel, sexta, dia 12
Data: 11/06/2015 00:00
Autor: Sepaf
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) realiza nesta sexta-feira (12), em Campo Grande, juntamente com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), o seminário ‘Perspectivas da ATER publica no Brasil’.
Buscando sistematizar diretrizes para a assistência técnica e extensão rural no País, a Associação deve reunir representantes de mais de vinte Estados no Grand Park Hotel, no centro da capital para o evento, que terá inicio as 9h.
O primeiro painel com o tema “Ater Pública e Desenvolvimento Rural Sustentável’, com ínicio marcado para as 10h, terá como palestrante o Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias e debatedores o Chefe do departamento de transferência de tecnologia da Embrapa, Otávio Balsadi, o Coordenador da FETRAF, Marcos Rochinski, o Coordenador Geral da Fazer, Manoel Saraiva e moderador o Presidente da Emater de Minas Gerias, Amarildo Kalil.
As 14h, terá inicio o segundo painel com o tema ‘Ater Pública e Desenvolvimento Agropecuário’ tendo como palestrante o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Tibério Dornelles da Rocha, debatedores o Presidente da Contag, Alberto Broch, a professora da Uncamp, Sonia Bergamasco e o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Ater, Zé Silva. Esse painel terá como moderador o Secretario de Agricultura do Distrito Federal, José Guilherme Leal.
O Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Lamas, participará como moderador no terceiro painel que terá como tema “ASBRAER e Inovação Tecnológica”, que acontecerá às 16h, tendo como palestrante o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela e debatedores o Presidente da Emater – PR e diretor da ASBRAER na Região Sul, Rubens Ernesto Niederheitmann, o Deputado Federal e Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Irajá Abreu e o Presidente da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) e o Presidente do CONSEPA, Florindo Dalberto.
Participarão do evento o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o presidente da Asbraer, Argileu Martins; além de representante da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, que é ainda diretor da região Centro-Oeste na Asbraer.
O público-alvo do seminário são representantes de movimentos sociais e de entidades públicas, além de instituições de ensino que contribuirão na produção de diretrizes da rede de Ater pública nacional. O Seminário conta, ainda, com apoio da Embase.
No dia 11 (quinta-feira) as 20h, acontece no Novotel um coquetel para convidados, em comemoração aos 25 anos da ASBRAER.
Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER
O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER consiste em visitas técnicas para identificar as necessidades e potencialidades de cada família. A prestação de serviços acontece a partir da seleção das instituições – por meio de chamada pública – que, mediante equipes especializadas, prestarão atendimento aos agricultores familiares.
A ASBRAER
Em 21 de abril de 1990, representantes da maioria das instituições estaduais de assistência técnica e extensão rural reunidos em Brasília decidiram pela criação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER). A entidade surgiria para ocupar o espaço deixado com a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica de Extensão Rural (Embrater). Em 8 de junho daquele mesmo ano, ocorreu a fundação da ASBRAER, com o registro de seu estatuto em cartório. A instituição está presente em todo o território nacional, por meio de 27 entidades associadas(ver relação), ligadas aos governos estaduais. Em sintonia com as filiadas, a ASBRAER assegurou a inserção da assistência técnica e da extensão rural na agenda nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo, preocupada em garantir qualidade de vida para a atual e as futuras gerações.
Fonte: Assessoria de Imprensa
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS