Série Mulheres no Cooperativismo: Dalva Caramalac
Data: 08/03/2021 10:06
Autor: Gabriela Borsari
Vamos abrir a série com a história da nossa superintendente Dalva Caramalac, que está à frente da instituição há 35 anos. Ela conta que começou em 1985, como como executiva do Sistema OCB/MS e imediatamente se identificou com os princípios e valores do cooperativismo fortemente embasados em valores éticos, a começar pelo foco nas pessoas e no bem comum, onde o desenvolvimento econômico está em equilíbrio com o desenvolvimento social.
“Tendo construído minha trajetória profissional no mundo capitalista, me encantei ao perceber aquele modelo de negócio inclusivo capaz de gerar e compartilhar riquezas, onde o capital humano e não o capital financeiro era o seu maior patrimônio. Nestas mais de três décadas reflito sobre o aprendizado obtido e vejo com clareza que trabalhar por uma causa faz sua trajetória valer a pena. A construção de um legado começa quando você tem certeza sobre qual é o seu propósito de vida e ele converge com as estratégias da empresa que você trabalha. Tenho a consciência do meu papel no mundo e a realização plena de quem fez a escolha certa, que me aproximou da minha essência, da minha natureza. Aprendi que sucesso tem a ver com fazer aquilo que se gosta e que dá sentido à vida.
Com o cooperativismo aprendi que quando todos ganham juntos há prosperidade para todos. Eu encontrei nos ensinamentos do cooperativismo um alicerce muito grande para o meu jeito de ser, uma relação muito forte com toda a minha história de vida e os valores aprendidos com meus pais. Encontrei congruência com meus ideais, valores, sonhos e possibilidades., portanto foi natural a minha adaptação a esse modelo de negócio.
Sou uma pessoa apaixonada pelo cooperativismo e que acredita nele como meio para transformar a sociedade e contribuir com o projeto de vida das pessoas. Encontrei no cooperativismo uma realizadora opção de vida e se minhas ações inspirarem outras pessoas a sonharem mais, realizarem mais e serem eternas aprendizes então terei cumprido o meu propósito e os que virão depois darão continuidade.
Nessa escola aprendi que somos autores de nossas próprias vidas, destinos e caminhos e se fizermos o nosso trabalho com paixão, ética, perseverança e mentalidade de crescimento, além da riqueza gerada, ganharemos como bônus a paz e a harmonia em todos os aspectos”.
Ela ainda encerra o seu relato, destacando que o cooperativismo é mais que um modelo econômico bem sucedido, somos milhões de pessoas inspiradas no bem comum, trabalhando por um mundo mais justo e equilibrado, contribuindo para que o desenvolvimento aconteça para todos.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS