Chapeu

Cursos

1Onda

Sescoop lanca campanha nacional de qualidade de vida

Data: 13/05/2010 00:00

'O investimento na campanha Cooperativa Saudável é uma forma de valorizar o que temos de mais importante no cooperativismo: o capital humano.' As palavras são do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, nesta terca-feira (10/2), durante o lancamento da campanha na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). Neste primeiro momento, a iniciativa conta com a adesão de 10 unidades estaduais do Servico Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), responsável pela realizacão da campanha junto com a Unimed do Brasil.

A campanha Cooperativa Saudável tem o objetivo de incentivar a mudanca de hábitos e ressaltar a importância de um estilo de vida saudável. Para o presidente do Sistema OCB, a melhor qualidade de vida traz felicidade porque as pessoas têm condicões de cumprir melhor os seus objetivos, com mais saúde. Freitas acredita no sucesso da campanha e destacou a importância de todos os estados aderirem à iniciativa.

Para o representante nacional do Ramo Saúde, José Abel A. Ximenes, que também é presidente da Federacão Unimeds Goiás e Tocantins, o lancamento da campanha Cooperativa Saudável é um marco histórico porque marca o trabalho sobre saúde no cooperativismo brasileiro. O Sescoop, segundo ele, criou um espaco de promocão da saúde e prevencão de doencas junto as todos os ramos do cooperativismo.

'Estamos promovendo a intercooperacão e utilizando temas como a educacão e a saúde, questões fundamentais para o sucesso de nossas cooperativas', diz Ximenes. Para ele, o cooperativismo pode dar grandes exemplos de como deve funcionar a saúde no Brasil. 'Não precisamos buscar exemplos lá fora; devemos levar nossos exemplos para o resto do mundo'. Ximenes representou o presidente da Unimed Brasil, Almir Gentil, que apóia a campanha junto com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTP) - campus Cornélio Procópio.

Por sua vez, o representante da UFTP, professor Paulo Cezar Paulino, disse que a campanha Cooperativa Saudável trará 'benefícios agudos e crônicos para a comunidade'. Segundo ele, a Universidade, que é responsável pelo conteúdo da cartilha Cooperativa Saudável, está satisfeita em participar da iniciativa.

O coordenador de Promocão Social da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento Social (GEADG), Jorge Toledo, apresentou a campanha que comeca com um levantamento do perfil e estilo de vida individual dos associados, empregados, familiares e comunidades ligadas a cooperativas, a partir de um método desenvolvido pelo professor Markus Nahas, a avaliacão do Perfil do Estilo de Vida Individual (Pevi). 

A avaliacão por meio 'Pentáculo do Bem-Estar', como é conhecido a Pevi, foi alicercada em cinco aspectos fundamentais - nutricão, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse. A idéia é incentivar a participacão de todo o setor e suas 7.672 cooperativas, priorizando a prevencão e a promocão da saúde. Cada participante receberá, simultaneamente, informacões sobre a importância dos bons hábitos e suas contribuicões para melhoria da qualidade de vida.

A coleta de informacões tem início com o lancamento da acão e vai até o dia 15 de junho, período em que as unidades estaduais do Sescoop poderão promover eventos voltados à qualidade de vida, em parceria com as Unimeds estaduais, incentivando a resposta à avaliacão do Pevi. Com esses dados, o Sescoop investirá no planejamento de acões pela promocão da saúde em ambientes cooperativistas. 

Hoje, à tarde, serão realizadas duas palestras, uma sobre nutricão saudável e outra sobre postura física no trabalho. Profissionais de saúde também vão dar dicas de melhores hábitos e farão uma avaliacão antropométrica que consiste em verificar peso, altura, pressão, pulso e medidas abdominais. Este atendimento será feito pela Unimed Brasília, com apoio do Sescoop/DF, a primeira unidade no País a aderir à campanha.

O evento contou ainda com a presenca do presidente  da Sindicato e Organizacão das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Roberto Marazi, do presidente da Unimed Brasília, Antônio Carlos Pires, presidentes das organizacões estaduais,  de cooperativas do Distrito Federal, conselheiros, e empregados da unidade nacional do Sescoop.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS