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Sicredi cria cartão com bandeira própria

Data: 13/05/2010 00:00

Os associados ao Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) poderão contar até o final do ano com um novo cartão de crédito. Desta vez com o diferencial de utilizar a bandeira da própria cooperativa. O novo produto está em testes desde janeiro em 14 cooperativas localizadas em municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari e da Serra, no Rio Grande do Sul, e também no Paraná.

A previsão do presidente-executivo Ademar Schardong é de que as 128 cooperativas no País contem com o produto até o final do ano. 'Esse é um dos grandes desafios para 2009, já que todo o mecanismo tem desenvolvimento próprio ', ressalta.

Schardong diz que o cartão de crédito com bandeira própria faz parte da estratégia da cooperativa de facilitar as transacões entre as pessoas físicas com as empresas e ampliar os negócios entre eles, já que se restringe aos associados. 'Há uma reducão substancial no custo das operacões. Além disso, há um incentivo para que os consumidores optem por empresas também associadas, o que fortalece o cooperativismo ', garante. O presidente afirma, ainda, que o mecanismo facilita a concessão de financiamentos de curto prazo entre os associados.

Mesmo sem divulgar detalhes do período de testes e dos primeiros resultados, Schardong avalia que a aceitacão está acima da previsão dos executivos e que o funcionamento do sistema é satisfatório.

Cartão - O cartão de crédito do Sicredi funciona como todos os demais em oferta no mercado e ainda  oferece valores diferenciados nas taxas de administracão, tanto para as empresas quanto para os consumidores. As compras podem ser à vista ou parceladas e o cliente recebe uma fatura mensal com todos seus débitos. As leitoras são oferecidas em comodato às lojas. 'Esse cartão é ideal para os associados que têm suas despesas concentradas no comércio local ', indica Schardong.

No Vale do Rio Pardo, o cartão de bandeira própria do Sicredi já está sendo utilizado por 9 mil associados - outros 4 mil foram enviados aos clientes, mas ainda permanecem bloqueados - e são aceitos em 555 estabelecimentos comerciais nos nove municípios que integram a cooperativa.
 
Além do desafio de implantar um novo produto, os gestores na região tinham um desafio adicional. 'Cerca de 80% de nosso público é rural, sem tradicão no uso de pagamentos eletrônicos, mas está assimilando muito bem a novidade ', avalia o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Mario Kuntz. Para o executivo, um dos méritos do cartão é reunir em um único plástico todas as necessidades do cliente, da operacionalizacão da conta ao crédito.

A estratégia comecou ainda em dezembro, quando os colaboradores comecaram a utilizar o cartão. No mês seguinte, os primeiros clientes receberam seus plásticos. Para incentivar o uso, Kuntz diz que a cooperativa optou por não cobrar taxas dos associados e, para atrair as empresas, as máquinas leitoras foram cedidas em comodato por seis meses e, após esse prazo, será definido um novo procedimento, que pode, inclusive, manter a isencão de pagamento pelo equipamento. (Fonte: Jornal do Comércio RS)

 

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