Chapeu

Cursos

1Onda

Sistema OCB apresenta cooperativismo a franceses

Data: 13/05/2010 00:00

Nesta sexta-feira, 25, o técnico de Mercados do Sistema OCB, Gustavo Prado, proferiu palestra sobre o cooperativismo brasileiro a representantes de cooperativas francesas, atendendo convite da Secretaria de Relacões Agrícolas Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estiveram presentes 50 pessoas representantes de 29 cooperativas, entre elas a Euralis, grupo cooperativo líder no setor agroalimentar da Franca. A Euralis destaca-se na producão e comercializacão de milho, oleaginosas e horticultura e na gastronomia, com a fabricacão de patês.


'O interesse dos franceses é conhecer o agronegócio, o sistema cooperativo e a agroenergia brasileira', disse Prado. Na recepcão do Mapa foram proferidas palestras sobre os três temas. O técnico da OCB apresentou o cenário atual e tendências do Sistema Cooperativista Brasileiro, além de falar da insercão das cooperativas no processo produtivo da agroenergia.  


Além disso, mostrou necessidades de buscar apoio privado e governamental para sanar problemas de crise, logística e comercial, e de consolidar novas parcerias comerciais para promover o acesso a mercados de produtos de cooperativas, sobretudo com as empresas francesas.


'Não há cooperativa eficiente com cooperados ineficientes e não há cooperados eficientes com cooperativa ineficiente. A cooperativa só desempenhará o seu papel promotor de desenvolvimento e de justica social se apresentar eficiência econômica resultante de sua gestão profissional. 'Cooperativismo é Economia Social', foi a mensagem que Prado deixou aos cooperados franceses.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS