Chapeu

Cursos

1Onda

Sistema OCB articula acões para fortalecer as cooperativas de leite

Data: 07/10/2016 00:00

Autor: OCB

Em reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária realizada na última terça-feira com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, representantes do Sistema OCB e dirigentes de cooperativas de leite de todo o país apresentaram propostas para mitigar o aumento expressivo das importações de leite, que desencadearam em uma queda abrupta dos preços do produto nacional no segundo semestre de 2016.

Além disso, o setor demonstrou preocupação com a Instrução Normativa (IN) 26/2016, do Ministério da Agricultura, que autorizou as indústrias do Nordeste a reconstituírem leite em pó para a produção de leite longa vida pasteurizado. Segundo as lideranças cooperativistas, apesar de a norma ser restrita ao Nordeste, a mesma tem afetado a produção de leite de todo o país.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, além das questões emergenciais, é necessário se pensar em uma política de desenvolvimento estratégico para a cadeia de lácteos. "Estamos falando de um setor representado por mais de 5 milhões de famílias em todo o Brasil. Precisamos de políticas públicas que possam nortear e dar continuidade ao seu desenvolvimento. Essas ações devem ser focadas principalmente em três eixos: garantia da produção e renda, acesso a mercados externos e avanço tecnológico".

Após os pronunciamentos dos representantes cooperativistas, o ministro da Agricultura se comprometeu a resolver a questão da cadeia do leite com celeridade. "Em relação à permissão de utilização de leite em pó para a produção de leite longa vida no Nordeste, a medida aconteceu em um momento onde os preços estavam altos e que o governo tinha preocupação em segurar a inflação e fazer com que o mercado se regulasse. Neste momento, podemos discutir a revisão dessa tomada de decisão. Já em relação à importação de leite, não é uma decisão que depende apenas do Ministério da Agricultura, mas de uma série de fatores. Porém, não tenham dúvidas que vamos nos empenhar em avançar nas negociações e aumentar a fiscalização sobre o leite importado", destacou Blairo Maggi.

Câmara de Leite - Mais cedo neste mesmo dia, diversas lideranças cooperativistas estiveram reunidas na Câmara de Leite do Sistema OCB, onde foram discutidos os principais desafios para a retomada do crescimento do setor. Um dos temas mais debatidos foi a IN 26/2016, assim como a conjuntura do mercado de lácteos, os cenários agrícolas para a safra 2016/2017 e a balança comercial de lácteos. O evento contou com a participação de painelistas como Glauco Carvalho, da Embrapa Gado de Leite, representantes das consultorias AgroConsult e Germinare, além do coordenador da Câmara de Leite, Vicente Nogueira.
 
Fonte: Sistema OCB
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS