Sistema OCB destaca importância da Embrapa para o cooperativismo brasileiro
Data: 02/05/2022 09:54
Autor: OCB
O Senado Federal promoveu, nessa quinta-feira (28), sessão especial para comemorar os 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Brasil. Criada pela Lei 5.851, de 1972, a empresa teve os estatutos aprovados em 28 de março de 1973.
O senador Elmano Férrer (PI) foi autor do requerimento para a solenidade, que teve participação de outros parlamentares, como Chico Rodrigues (RR), os membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Izalci Lucas (DF), Paulo Rocha (PA), Lasier Martins (RS), Luis Carlos Heinze (RS), Wellington Fagundes (MT), Nelsinho Trad (MS) e também do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), Márcio Lopes de Freitas.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas na sessão especial da Câmara
“Nossas cooperativas têm a sorte de conviver com a Embrapa, uma pareceria que a gente vem estreitando ano a ano e tem gerado frutos fantásticos, principalmente, com a capacitação dos nossos extensionistas”, disse Freitas ao ressaltar que a meta é capacitar os 8 mil extensionistas do movimento cooperativista no Brasil com o time da Embrapa.
“O extensionista é o principal elo de ligação entre cooperativa e cooperado, fundamental para o desenvolvimento das atividades do agro. Tenho muito orgulho desse trabalho de inovação e pesquisa que a gente vem fazendo em parceria com a Embrapa e, em nome de todos os 17 milhões de brasileiros ligados as cooperativas, quero dar os parabéns a essa empresa que vem mudando a história do desenvolvimento econômico no Basil”, acrescentou o presidente.
Os parlamentares presentes relembraram a trajetória da Embrapa e associaram o avanço do setor produtivo do Brasil ao crescimento da empresa. “Nos anos 1970, nosso país importava alimentos e carecia de investimento no agro. Veio esse grupo de excelência que iniciou uma revolução nas pesquisas agropecuárias e ajudou a nos transformar em uma verdadeira potência agropecuária e tecnológica”, disse Izalci Lucas.
A Embrapa também foi exaltada pelo senador Chico Rodrigues (RR), que destacou o fato da empresa tornar realidade o que é sonhado por muitos pesquisadores. “O homem sonha e a Embrapa torna realidade através do trabalho árduo de cada um que por lá passa. Graças às pesquisas da empresa e a todo o avanço no setor, somos capazes de exportar para quase 200 países. Somos o celeiro do mundo e ainda muito se espera dos campos brasileiros”.
Já o senador Lasier Martins (RS), analisou os impactos do sucesso da Embrapa na balança comercial e na mesa do brasileiro. De acordo com o parlamentar, é preciso reverenciar os resultados conquistados nos últimos quarenta e nove anos. “Nossa produção do campo é o sustentáculo da economia brasileira e parte desse feito é graças à competência e dedicação da Embrapa. Estamos falando de um símbolo nacional de soberania que merece nosso respeito e gratidão”, frisou.
O trabalho desempenhado em quase meio século fez o senador Luis Carlos Heinze (RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, definir o Brasil como a maior nação agrícola em alguns anos. Para ele, o Brasil é copiado por diversos países e não perde em nada para a evolução que ocorre no resto do mundo. Com as cooperativas e a tecnologia, seremos a maior nação agrícola do planeta”. Heinze ainda parabenizou a Embrapa e classificou a sessão solene como “justíssima”.
Na mesma visão positiva de futuro, o senador Wellington Fagundes (MT), afirmou almejar uma Embrapa “ainda mais forte e rejuvenescida” nos próximos 50 anos. O parlamentar garantiu não imaginar o que seria do Brasil sem a presença da empresa e a colocou como importante responsável pela erradicação da fome no futuro. “Ela se dedica a produzir tecnologia e, com ela, teremos mais alimentos e a fome diminuirá. É um papel louvável de quem acredita no desenvolvimento”, afirmou Wellington.
O presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, destacou a importância da Embrapa na construção do Brasil agroambiental. Segundo ele, se o país se tornou um importante produtor e exportador de alimentos, a Embrapa tem a impressão digital em cada passo dado. “Ela nos orgulha a cada ano que passa, seja pela forma como vende os desafios, seja pelo desenvolvimento. A Embrapa é uma vitória do Brasil e do agro brasileiro”.
Ao final da solenidade, o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, agradeceu aos parlamentares e fez uma previsão para os próximos anos. De acordo com ele, é necessário estar atento às mudanças para que a evolução seja contínua e efetiva. “Temos um papel importante a cumprir, com mais agilidade e modernidade. Temos no Congresso Nacional um parceiro de longa data, que atende as nossas necessidades, pois entendem que elas são para um Brasil ainda mais forte”.
Moretti garantiu que a empresa seguirá como referência do país no resto do mundo e como uma empresa suprapartidária. “Nós pertencemos ao Estado brasileiro e os partidos compreendem o nosso papel. Vamos seguir alimentando o mundo e lançando tecnologias, pois o mundo precisa do Brasil e o Brasil precisa da Embrapa”, encerrou.
Agenda Institucional do Cooperativismo - durante o evento, os participantes também lembraram a importância do movimento cooperativista para o Brasil e parabenizaram o Sistema OCB pelo lançamento da agenda institucional do setor, realizada na quarta-feira (27). “Foi um evento maravilhoso que demonstrou a força do cooperativismo brasileiro com a presença de representantes do Brasil todo. Temos a enorme satisfação de estamos ao lado da OCB trabalhando para tornar o agro brasileiro cada vez mais forte”, ressaltou Moretti.
Os senadores Luis Carlos Heinze e Nilson Leitão também destacaram a importância do cooperativismo para o Brasil e elogiaram o evento de lançamento da agenda institucional. “Foi um grande evento”, afirmaram.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS