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Sistema OCB/MS promove Programa de Formação de Presidentes e Dirigentes

Data: 22/09/2021 10:05

Autor: OCB/MS

Na noite do dia 21 de setembro ocorreu o primeiro módulo do Programa de Formação de Presidentes e Dirigentes, promovido pelo Sistema OCB/MS, que conta com a participação de 35 alunos e tem um total de 80 (oitenta) horas/aulas, na modalidade semipresencial.

 

O cenário cooperativista do mundo está mudando. Ninguém mais duvida do potencial e do alcance do setor. Inspirado por um modelo capaz de unir crescimento econômico e bem-estar social o movimento cooperativista se fortalece e promove papel relevante para a sociedade brasileira. Por isso, a necessidade contante de aprimoramento da gestão e da governança das cooperativas.

 

“É muito importante esse momento de certificação e capacitação dos presidentes e dirigentes das cooperativas sul-mato-grossenses, momento de profissionalzação, com o objetivo de transpor os negócios das cooperativas para o pós pandemia, no qual pede inovação. Por isso, temos a Fundação Dom Cabral nos auxiliando durante esses meses para nos preparar e estarmos cada vez mais aptos a melhorar a gestão dos negócios dos empreendimentos cooperativos”, destacou o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que integra a turma de alunos.

 

O aprimoramento da gestão e da governança das cooperativas sul-mato-grossenses é tarefa primordial do Sescoop/MS e a oferta de soluções de formação profissional é exatamente o que justifica a realização de um Programa de Formação de Presidentes e Dirigentes, visando desenvolver neles uma visão de futuro, abordando os cenários econômicos atuais, riscos do negócio, além de uma orientação interna para pessoas e externa para o mercado, buscando inovações para poder impulsionar as cooperativas para uma visão mais estratégica. O principal objetivo é o aperfeiçoamento dos presidentes e dirigentes das cooperativas, visando a aplicação de temas importantes para o seu desenvolvimento, com um olhar mais analítico, a fim de desenvolver uma gestão com maior engajamento.

 

 

O programa é composto de 10 (dez) módulos, com 08 (oito) horas/aula, cada, sendo 09 (nove) módulos em ambiente on-line, via plataforma de videoconferência e o módulo final, presencial, na sede da FDC – Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte. As disciplinas serão realizadas mensalmente, conforme calendário anexo, no período de 21 de setembro de 2021 a 07 de julho de 2022.

 

A Gerência de Desenvolvimento do Sescoop/MS realizou pesquisa de interesse junto às cooperativas para a realização desse programa. Como resultado da pesquisa, constatou-se o interesse de 35 pessoas, sendo 09 presidentes, 08 diretores e 21 conselheiros, oriundos de 16 cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde e Infraestrutura. Utilizou-se, também, como referência para justificar a realização desse programa, o diagnóstico do Ciclo 2020 do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do SESCOOP, onde focou-se no Instrumento de Autoavaliação da Governança e no Instrumento de Autoavaliação da Gestão da cooperativa.

 

Este primeiro módulo tratou dos “Cenários Econômicos e suas Implicações”, que trouxe uma reflexão a respeito de um olhar para o mundo em cenários de curto, médio e longo prazo abordando aspectos geopolíticos, sociais, demográficos e tecnológicos que possam impactar na economia e, portanto, nas decisões estratégicas das empresas brasileiras (especialmente nas cooperativas), tais como: cadeia de produção Global; novo jogo geopolítico; crises potenciais (rupturas, indústria, tecnologia); empregos do futuro. Situação Brasil: Que novos tempos se apresentam? Como nos preparar? Onde estão as oportunidades

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