Chapeu

Cursos

1Onda

Sistema OCB/MS promove treinamento Lean em cooperativa

Data: 18/05/2022 08:40

Autor: OCB/MS

Capacitação muda visão de negócio da Cooperoeste e desenvolve processos de melhoria

O setor de Monitoramento do Sistema OCB/MS oferece práticas assistidas às cooperativas para atender necessidades de gestão. A Cooperoeste recebeu o treinamento Lean, que é uma das mais poderosas metodologias utilizadas para aumentar a produtividade, reduzir tempos de ciclo e os custos da operação de forma simples e rápida. E tem o objetivo de capacitar os participantes nos conceitos, metodologia e ferramentas básicas do Lean para que possam iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

A equipe da Cooperoeste iniciou esse treinamento ano passado e concluiu em 2022. Durante todo o processo, a equipe elencou dois fluxos principais a serem mapeados: fluxo de informações e fluxo de materiais, no quais foram mapeados em conjunto, identificando as etapas, as métricas de cada etapa e os problemas que acontecem em cada uma delas. Esses problemas foram alvo das intervenções para propor melhorias.

Em um desses momentos em grupo, desenvolveram um Norte Verdadeiro da Cooperoeste: “COOPERAR, CRESCER E FORTALECER”.

“Dentro de todos os cursos e consultoria que já participamos, o Lean foi um dos melhores, em termos de benefícios diretos, mudando a nossa visão na gestão. Antes pensávamos em apagar incêndios e não em resolver os problemas. Essa mudança de mentalidade foi nítida nos nossos colaboradores, deixando de ser imediatista e pensando no todo, assim temos melhores processos e consequentemente melhores resultados. Queremos levar essa forma de pensar, aos nossos associados, família e propriedade”, destacou o presidente João Trivelato, que também elogiou a simplicidade da metodologia, que surte muito efeito e revoluciona o próprio negócio.

Toda a metodologia é aplicada com ferramentas e técnicas, através de exercícios e dinâmicas que permitiram aos participantes vivenciarem as dificuldades do dia a dia de processos, identificarem desperdícios e implementarem melhorias medidas em indicadores de tempo, custo e produtividade.

Segundo o gerente, Juliano Deimiros Ribeiro, a maneira de pensar o negócio, de focar naquilo que realmente importa: o associado. “Nos ajudou a identificar processos que precisavam ser melhorados, melhorar a relação com fornecedores e associados, e buscar melhorias contínuas em todos os departamentos. Entendemos que precisamos reforçar nossos alicerces, reforçar nossos fundamentos cooperativistas trabalhando em prol dos associados e funcionários. Sem deixar de aproveitar os benefícios das novas tecnologias”, pontuou.

“Esse treinamento foi uma demanda atendida pelo Sistema OCB/MS, que oferece soluções organizacionais através das práticas assistidas construídas pela área de monitoramento, que têm gerado resultados surpreendentes nas cooperativas. O nosso papel é dar ferramentas às cooperativas para fomentarem seus negócios e desenvolver o cooperativismo nas suas regiões”, destacou o presidente da instituição, Celso Régis.

O Analista de Monitoramento, que acompanhou todo o treinamento, João Brandão, explica que o trabalho na Cooperoeste foi um precursor, que abriu as portas para essa modalidade de trabalho na Casa do Cooperativismo.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS