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Sistema OCB/MS realiza Encontro Estadual do Cooperjovem

Data: 24/10/2022 10:30

Autor: OCB/MS

Para preparar os participantes do Cooperjovem a trabalharem com a nova metodologia do programa, o Sistema OCB/MS realiza entre os dias 24 e 26 de outubro o Encontro Estadual Cooperjovem, no Hotel Vale Verde, em Campo Grande. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira.

O evento, destinado às cooperativas, secretarias de educação, professores, diretores e coordenadores das escolas parcerias do programa em MS conta com instrução do professor Rafael Presotto, doutorando em Educação e Mestrado em Educação pela UCDB, especialista em Jogos Cooperativos pelo Projeto Cooperação, Graduado e especialista em Educação Física pela UFMS, autor do livro “Ao “Bom Professor” de Educação Física”.

Na abertura, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis destacou a importância do professor na formação. “A educação é a base da sociedade e o professor tem papel fundamental na construção da sociedade”.

O encontro deu continuidade com a apresentação das novas diretrizes do programa, feita pelo coordenador de Promoção Social do Sistema OCB/MS, Renato Marcelino e logo após o professor Rafael deu início à capacitação.

Programa Cooperjovem

O Cooperjovem, programa de responsabilidade social idealizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), tem como objetivo promover a cultura da cooperação, disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo entre crianças e jovens por meio de atividades educativas.

Em Mato Grosso do Sul, o programa beneficia anualmente milhares de alunos em todo o estado. Por meio do programa, estudantes, educadores e comunidade, são estimulados a vivenciar valores essenciais como: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.

O propósito do Cooperjovem, de formar protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera, está profundamente alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. A BNCC1 reforça que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL 2013). Além disso, entre as competências gerais, que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, destaca-se o desenvolvimento da competência de empatia e cooperação, que tem como objetivo formar sujeitos capazes de respeitar as diferenças, trabalhar em equipe, tomar decisões, realizar ações e projetos de forma cooperativa.

Diante desse direcionamento, o Cooperjovem tem como base quatro eixos temáticos que contribuem com esta visão de educação: educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. Esses eixos serão trabalhados de forma interdisciplinar, com intuito de superar a fragmentação do conhecimento e estimular que os(as) alunos(as) construam relações entre os diferentes conteúdos presentes em cada eixo e com os componentes curriculares das áreas de conhecimento definidas pela BNCC. Para que a aprendizagem do programa colabore para a cidadania democrática e para a construção de propósitos coletivos a partir do trabalho cooperativo, a educação cooperativista está como eixo central e transversal que cruza e conecta os demais pilares.

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