Sistema OCB recebe presidente da Anater
Data: 30/06/2015 00:00
Autor: OCB
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu hoje o presidente do Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Guilherme Francisco Cabral. A intenção foi discutir a forma com a qual as cooperativas brasileiras podem contribuir e potencializar as atividades que serão executadas pela Agência.
O movimento cooperativista possui grande afinidade com Paulo Guilherme, profundo conhecedor do setor, em função das diversas atividades realizadas entre o Sistema OCB e o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, chefiada por ele até o anúncio de sua posse na Agência.
Outro assunto tratado durante a reunião diz respeito ao Conselho de Administração da Agência Nacional, no qual o movimento cooperativista possui assentos. O colegiado será composto por representantes das seguintes entidades: Anater, Embrapa, outros cinco representantes do governo federal. Ao lado da OCB, também possuem assentos: lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).
FOCO – A Anater será a responsável por prestar assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Para isso, contará com o apoio da Embrapa que entrará com a transferência tecnológica possível. Seu foco é aumentar o número de pequenos e médios agricultores com assistência técnica rural e melhoria dos processos de operação no campo. Além disso, pretende promover a apropriação das tecnologias pelos produtores, com aumento da produtividade e renda.
PRIORIDADES – As ações da Anater serão concentradas em quatro segmentos: cadeia produtiva do leite em microrregiões, agricultores da região do semiárido, plano de agricultura de baixo carbono, agroecologia e produção orgânica e tecnologias avançadas: agricultura de precisão, automação e cultivo protegido.
INDICAÇÃO – A indicação de Paulo Guilherme ao cargo de presidente da Anater foi feita pela presidente Dilma Rousseff e ocorreu durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra 2015/2016 da Agricultura Familiar, na segunda-feira passada (22/6). Dilma ponderou que a Anater é uma ferramenta de cooperação, que vai assegurar um melhor desenvolvimento aos produtores rurais.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS