Somoscoop: movimento que enaltece o cooperativismo
Data: 20/03/2018 00:00
Autor: OCB/MS
O cooperativismo está presente em todo o Brasil, gerando empregos, oportunidades de negócio e a inserção econômica a milhões de pessoas em todo o país. Tudo isso é alcançado de maneira empreendedora e diferenciada, colocando o ser humano como agente e principal propulsor do segmento.
União, cooperação, democracia e igualdade permeiam os valores e princípios do cooperativismo, que se mantém crescendo mesmo em tempos econômica e politicamente instáveis. Prova disso é que, atualmente, são registrados mais de 13,2 milhões de cooperados no Brasil, ligados a 6.665 cooperativas, gerando aproximadamente 377 mil empregos. Toda essa força está sendo divulgada por meio do movimento SomosCoop, lançado pelo Sistema OCB, e que está sendo difundido pelas Unidades Estaduais.
O objetivo da campanha é conectar cooperativas e cooperados em torno de uma só causa: tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade. A iniciativa busca colocar o cooperativismo em evidência no dia a dia das pessoas. Ao longo do ano, várias ações de divulgação do movimento serão realizadas em todo o país. Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, essa campanha nasceu para ser um movimento nacional de valorização do orgulho de trabalhar, de forma cooperativa, por uma economia local mais forte e, assim, por um país mais desenvolvido e próspero.
Para a liderança, é por acreditar na possibilidade real de unir desenvolvimento econômico, social e ambiental, somando forças e compartilhando resultados, que cooperativistas de todos os cantos do país trabalham diariamente. “Essas pessoas têm a certeza de que contribuem com o desenvolvimento não apenas do cooperativismo, mas do Brasil”, enfatiza o presidente.
O SomosCoop é resultado de um diagnóstico consolidado em 2015 pelo Sistema OCB, que demonstrou a necessidade de dar mais visibilidade ao setor, de forma plena e clara, ampliar o conhecimento sobre as ramificações e os serviços oferecidos pelas cooperativas e, por fim, unificar o cooperativismo em todo o país.
“Nossa proposta não é fazer uma divulgação de caráter publicitário do cooperativismo”, destaca a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke. “Queremos engajar as pessoas para essa causa, fazendo cada cooperativa ou cooperado abraçar, à sua maneira, o SomosCoop. Elas poderão usar o carimbo da campanha em seus produtos, vestir a camisa, simplesmente dizer ao mundo o quanto sentem orgulho de ser Coop”, conclui.
Somoscoop no MS
Em dezembro de 2017, os colaboradores do Sistema OCB/MS participaram de uma ação nacional por videoconferência, para um alinhamento da campanha. Todos receberam kits com peças comemorativas e um polo que é usada toda sexta-feira como uniforma.
Além disso, todas as peças de comunicação estão com o mote da campanha, como também sinalizações do prédio.
Para participar do movimento, basta acessar o site (www.somoscoop.br), fazer o cadastro e baixar o material disponível para download. A partir daí os materiais podem ser usados para divulgar a campanha aos cooperados e à comunidade em geral. As cooperativas também poderão enviar sugestões de histórias, cases e iniciativas capazes de promover a valorização e reconhecimento do cooperativismo no Brasil. O Movimento SomosCoop também buscará a identificação dos serviços e produtos das cooperativas por meio do carimbo “é coop”, que identificará serviços e produtos oriundos de cooperativas. “Todo esse movimento deve chegar para a sociedade a fim de demonstrar o que cada cooperativa pode oferecer, a forma organizada como funciona o cooperativismo”, explica gerente de comunicação da OCB, Daniela Lemke. A campanha está alinhada visualmente e estrategicamente com o movimento internacional ‘Coop’.
Para congregar os brasileiros na ação, uniu-se apalavra ‘Somos’ ao ‘Coop’. A identidade visual possui símbolos do elo, que reflete a essência do cooperativismo, e a bandeira do Brasil. Potência mundial Ao redor de todo o planeta, os números confirmam a relevância do cooperativismo. As cerca de 2,6 milhões de cooperativas presentes em 100 países são responsáveis por 250 milhões empregos e pela congregação de 1 bilhão de pessoas. Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, seriam a 9ª maior economia do mundo.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS