Chapeu

Cursos

1Onda

Sou acessível ao fortalecimento do Cooperativismo?

Data: 13/05/2010 00:00

Na busca constante pela reducão das desigualdades sociais, valorizacão do capital humano com a coerente promocão da qualidade de vida, da saúde física e mental, respeitando de maneira expressiva a diversidade humana, os mais diversos setores cooperativistas de todo o mundo, comemoram no próximo dia 5 de julho (sábado), o Dia Internacional do Cooperativismo, enfatizando o compromisso de realizar acões diretas para o desenvolvimento sustentável da sociedade e do respeito às famílias.

São 85 anos do início da organizacão cooperativista, a partir da oficializacão da data (1923) pela ACI - Alianca Cooperativa Internacional. Em 1844 aconteceu a criacão da 'Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale', na Inglaterra, com a participacão de 27 tecelões e uma tecelã do bairro de Rochdale, em Manchester, que posteriormente em 1852, se transformou historicamente, na primeira cooperativa formal, denominada Cooperativa de Rochdale.

Atualmente, o cooperativismo conta de maneira expressiva com os seguintes princípios: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participacão econômica dos membros, autonomia e independência, educacão, formacão e informacão, intercooperacão e interesse pela comunidade. Para ser acessível ao fortalecimento do cooperativismo é necessário ir além de interesses pessoais, pois exige acões com foco na união, no compromisso de contribuir positivamente com sugestões de melhoria e participar dos sete princípios universais que fundamentam o cooperativismo.

Acões com foco na união - Ser acessível ao fortalecimento do cooperativismo permite observar sua evolucão diária, conquistando um espaco próprio, definido por uma nova forma de pensar, com ênfase na auto-gestão e significativa parcela no desenvolvimento social e econômico. No sistema cooperativista ter acões com foco na união é desenvolver o compromisso com os valores da cooperacão para a conquista de objetivos comuns. As acões com foco na união permitem compreender o papel do envolvimento dos cooperados e dos colaboradores com a cooperativa, bem como do esforco nos trabalhos conjunto nos trabalhos operacionais e administrativos. Com significativos investimentos na formacão intelectual e com o reconhecimento dos seus dirigentes, colaboradores e cooperados, fortalecendo o conhecimento humano e a constante qualidade dos trabalhos desenvolvidos, o cooperativismo aplica na prática cotidiana o exercício de cooperar, ratificando a geracão de trabalho e o bem-estar social.

Contribuir positivamente com sugestões de melhoria - Ao estudar a trajetória do cooperativismo é possível constatar de maneira evidente, a contribuicão positiva com sugestões de melhoria para o crescimento da comunidade e dos integrantes do sistema cooperativo. Como em todos os ramos do cooperativismo e atividades desenvolvidas (agropecuária, consumo, crédito, educacão, infra-estrutura, saúde, transporte, turismo e lazer, entre outros), o cooperado é paralelamente dono do seu negócio, usuário e fornecedor das cooperativas, contribuindo com sugestões de melhoria indiferente da sua área de atuacão. Os dirigentes, colaboradores e cooperados, oferecem a oportunidade de interagir com os demais membros da cooperativa, seus conhecimentos e experiências. Pode ser uma contribuicão expressiva durante uma reunião de trabalho, ou mesmo, uma sugestão observada para tornar a categoria mais forte, oferecendo mais benefícios.

Sete princípios universais que fundamentam o cooperativismo - O cumprimento dos sete princípios universais que fundamentam o cooperativismo (1. Adesão voluntária e livre; 2. Gestão democrática e livre; 3. Participacão econômica dos cooperados; 4. Autonomia e independência; 5. Educacão, formacão e informacão; 6. Intercooperacão; 7. Interesse pela comunidade), ratificam o compromisso de ser reconhecido por suas características sociais em funcão dos inúmeros benefícios que prestam a seus cooperados, colaboradores e comunidades onde estão inseridas. Os sete princípios universais estão transformando a vida de inúmeras pessoas e contribuindo com a sociedade de maneira justa e solidária. Ser acessível ao fortalecimento do cooperativismo requer comprometimento, coragem e determinacão com atitudes positivas de reconhecimento e valorizacão.

Comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, neste dia 5 de julho, permite demonstrar a compreensão e a abrangência em superar elevados índices de desemprego, com o compromisso de gerar novos postos de trabalho, bem como a promocão social de todas as suas formas. A cooperacão oferece a oportunidade de constatar na prática, que os indivíduos são capazes de melhorar o desempenho profissional quando a tarefa requer múltiplas habilidades, avaliacões, fortalecimento de competências e experiências. Ser acessível ao fortalecimento do cooperativismo permite perceber a preocupacão com a responsabilidade social e compreender que a qualidade de vida dos associados, funcionários, dirigentes, comunidade, clientes, fornecedores faz parte da cultura cooperativista.

 


Dalmir Sant'Anna - Palestrante Mágico®, autor do livro 'Menos pode ser Mais ' (editora Odorizzi), mágico profissional, pós-graduado em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicacão Social. Especialista e pesquisador na área de Gestão com Pessoas. Visite o site: www.dalmir.com.br

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS