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Unimed CG cria estrutura para tomada de decisões e melhorias, como giro de leitos e acompanhamento em tempo real da trajetória do paciente

Data: 20/06/2024 13:15

Autor: Unimed CG

 

Pensando na inovação em saúde, para aperfeiçoar as ações de melhorias no atendimento aos beneficiários, a Unimed Campo Grande criou o Centro de Eficiência Operacional (CEOP), uma estrutura localizada no hospital da cooperativa e que favorece o uso da informação em saúde para a tomada de decisões mais assertivas.

Em  um espaço físico montado especialmente para o CEOP, um grupo de pessoas discute a situação atual e desenvolve um diagnóstico situacional com orientação ao presente e ao futuro para favorecer a tomada de decisões na busca de melhorias contínuas. A validação e sistematização de informações possibilita aos profissionais supervisão, gestão e transparência da assistência, projeções, planejamento de ações e construção de projetos de intervenções a serem aplicados na realidade vivenciada, conforme as necessidades específicas.  
                       
“A implantação do Centro de Eficiência Operacional tem como objetivo geral a disponibilização das informações, de forma executiva e gerencial, para auxiliar a equipe assistencial e administrativa em decisões estratégicas para melhoria da qualidade institucional, visando contribuir para decisões que agilizam e qualificam o atendimento do beneficiários no Hospital Unimed Campo Grande, além de atuar de forma integrada com os demais setores da instituição”, explica o consultor executivo em Economia e Valor em Saúde da Unimed CG, Dr. Rogério Augusto Marques.

Segundo ele, a relevância do projeto é o alinhamento quanto à busca pela eficiência, eficácia e efetividade dos serviços oferecidos na unidade hospitalar em benefício da própria instituição, dos beneficiários, colaboradores e gestores. “O Centro demanda ampla troca de experiências, intercâmbio de informações e estabelecimento de uma rede de saberes e práticas, tendo a tecnologia de comunicação como provedora de conectividade em condições de gerar respostas no tempo eficaz, ou seja, de acordo com a necessidade do processo decisório, o que inclui o tempo real”, diz.

Ainda segundo o consultor, o principal objetivo de um sistema de saúde deve ser, sempre, gerar valor para o paciente. "Como valor e qualidade relacionam-se intrinsecamente, a melhoria da qualidade, em todas as suas dimensões, só é alcançada quando há o monitoramento avaliativo dos atores que processam e entregam o resultado onde a qualidade pode ser aferida. A adequada prestação da assistência não se resume apenas a estar em conformidade com indicadores; ela provê parâmetros para que a cooperativa se desenvolva estrategicamente sob o ponto de vista da governança clínica, dos programas de relacionamento, dos incentivos de remuneração, da pesquisa e geração de conhecimento, sempre em prol de oferecer uma assistência de saúde pautada na máxima qualidade", conclui.

Jeito de Cuidar Unimed - Um movimento das Unimeds que conecta todos da cooperativa em torno do “cuidar” – que é a essência da marca, define um novo padrão de cuidado com a saúde e com o bem-estar das pessoas, proporcionando uma experiência positiva e única aos beneficiários, clientes e à comunidade em geral.

 

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