Chapeu

Cursos

1Onda

Uniodonto Campo Grande realiza campanha de saúde bucal

Data: 13/05/2010 00:00

A Uniodonto Campo Grande realiza a 3ª Campanha 'Dentinho Feliz' que acontecerá no dia 08 de maio, das 8:00 às 12:00 horas, na sede da cooperativa, que fica na Rua Antonio Maria Coelho, 1463, Centro. A campanha tem o objetivo de educar as pessoas para os cuidados com a saúde bucal e a importância da higienizacão. A Uniodonto Campo Grande acredita que para ocorrer desenvolvimento sustentável é preciso comprometimento com uma visão responsável que busca o equilíbrio social e a interacão ética com a comunidade, por isso realiza acões de Responsabilidade Social. 

Neste dia ocorrerá Palestras Educativas de Promocão à Saúde Bucal, direcionada para o público adulto e infantil. Após as palestras será aplicado Técnicas de Escovacão, Evidenciacão de Placa Dental e Atividades Recreativas. No evento também terá a distribuicão de Kits de higiene bucal, material didático educativo com histórias em quadrinhos e terá como encerramento a apresentacão do Filme Educativo 'Dontinho - A Missão (uma verdadeira batalha contra as bactéria)'.

A saúde bucal é um ótimo benefício social a toda a comunidade. Mais informacões no telefone (67) 3029.8040.

Dados

O Brasil possui o maior número de dentistas do mundo, 19% dos quase um milhão de profissionais da Odontologia, sendo que grande parte da populacão não tem acesso aos servicos odontológicos. O que comprova esse dado é a divulgacão do Ministério da Saúde, que informou que o País ocupa uma das piores posicões no mundo quando se trata da prevencão e controle da cárie dentária.

Os dados ainda apresentam que os problemas ortodônticos ocupam a 4ª posicão entre os fatores mais frequentes que prejudicam a saúde bucal dos brasileiros. Visando uma maior adequacão no sistema o governo pretende ampliar os atendimentos na área de saúde bucal, por meio dos Centros Especializados de Odontologia (CEOs).

Uma pesquisa brasileira realizada em 19 estados e no Distrito Federal mapeou a condicão bucal, problemas ortodônticos e suas causas, em criancas de 6 a 10 anos de classes sociais de baixo poder aquisitivo e os dados foram alarmantes. Exames foram efetuados em 4.776 criancas por especialistas e mostrou que a maioria nunca passou por exame odontológico.

O que chamou a atencão foi o alto índice de cárie e de perdas dentárias, cerca de 60% das criancas avaliadas eram portadoras de cárie ou tinham perdido algum dente de leite ou permanente. Segundo a dentista e tutora do Portal Educacão, Christiane Toriy, o país deve incentivar a odontologia preventiva em detrimento da corretiva. 'Grande parte da populacão não tem acesso à saúde bucal, o que deve ser ampliada, para que não prejudique ainda mais a saúde bucal da populacão brasileira', encerra a tutora.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS