Chapeu

Cursos

1Onda

VI Seminário de Líderes reúne cerca de 180 pessoas

Data: 02/12/2018 00:00

Autor: Gabriela Borsari

Como encerramento das atividade de 2018, o Sistema OCB/MS realizou o VI Seminário de Líderes, que contou com a presença de cerca de 180 pessoas, entre dirigentes, cooperados, colaboradores, lideranças do setor e autoridades. Dentres eles Juliano Schmaedecke, presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, presiente da Famasul e Jaime Verruck, Secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que representou o governador Reinaldo Azambuja.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régism abriu o evento e destacou a importância de formar novas lideranças. “O cooperativismo está cerscendo e precisamos fortalecê-lo com novas lideranças bem formadas, e esse é o nosso papel, por isso realizamos os programas de formação continuadas, cursos e eventos que possibilitam formar novos líderes”, declarou.

As autoridades presentes também destacaram a formação de novas lideranças e o secretário da Semagro, novamente enalteceu o papel do cooperativismo na economia. “O governo do Estado procura fomentar o cooperativismo no MS e nos últimos dois anos avançamos muito, implantando o Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo (Procoop), elaborado em parceria com o Sistema OCB/MS, mas temos outras frentes, como uma participação mais efetiva do setor nas operações de crédito do FCO e a participação da entidade na Junta Comercial, uma reivindicação antiga”, declarou.

A primeira palestra do evento foi "Cenário Econômico Brasileiro, Pós Eleições”, com o mestre e doutor em economia pela USP, Juan Jensen. Apesar do tom otimista, o palestrante destacou que os primeiros seis meses de governo serão determinantes para o rumo do País. “O presidente eleito precisa usar a sua popularidade para tomar decisões que são impopulares, como a reforma da previdência, que é necessária para a retomada do crescimento”, afirmou. Ele ainda destacou que a qualidade dos prodissionais da equipe de governo é excelente, o que dificultará são as articulações e restrições políticas. “Estamos no sétimo trimestre de crescimento, mas ainda é muito lento em comparação a queda que tivemos”.

Logo após ocorreu a palestra “Atributos de um Líder Inspirador”, com o professor, escritor e renomado palestrante, Eugênio Mussak. O palestrante destacou que as mudanças que geram a História e ela é protagonizada por líderes. “Um líder precisa ter: competências, causa e caráter”!

Mussak apresentou exemplos de líderes, que nem sempre cargo representa liderança. Que algumas habilidades podem ser desenvolvidas, mas é inegável que algumas pessoas possuem o dom de liderar. Além da dicotomia que existe dentro dos líderes: Apolo e Dionísio. O primeiro deles representa a beleza, a organização, a ordem, as questões técnicas e o segundo representa a festa, a comunicação, o carisma. “O grande desafio é o equilíbrio entre os dois, pois o líder inspirador precisa ter as características desses dois deuses”, explicou.

Após as palestras, ocorreu o Lançamento do Programa de Formação de Agentes de Inovação e Trnasformação em parceria com o Isae de Curitiba. E para encerrar, houve as formaturas dos programas de formação profissional do Sescoop/MS: Programa de Gestão Executiva em Finanças, Programa de Líderes e CoopLAB. Este último ainda premiou os melhores projetos, tendo dois trabalhos empatados em terceiro lugar: Coopur  e Coorlms; segundo lugar: Sicredi União MS/TO e primeiro lugar: Sicredi Pantanal.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS