No dia 6 de maio, o Sistema OCB/MS promoveu o VI Seminário Jurídico do Cooperativismo de MS, na sede do sistema.
Promover a reflexão e o debate das mais importantes teses e hipóteses pertinentes ao cooperativismo brasileiro foram um dos objetivos do seminário, no qual juristas de renome nacional abordaram a compreensão da operacionalização das cooperativas brasileiras. O evento buscou estimular a produção de conhecimento e o seu aproveitamento pelos operadores do Direito no Estado.
O seminário foi destinado a magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados, assessores/consultores jurídicos das cooperativas e acadêmicos de Direito.
O evento foi aberto pelo presidente da Casa, Celso Ramos Régis que enfatizou a importância de momentos como este para discutir temas de relevância para a nossa sociedade. ‘‘O cooperativismo é uma das formas de organização da nossa sociedade e ainda é pouco discutido pelo Direito, temos que promover mais eventos que possibilitem refletir e discutir sobre esses assuntos que são tão relevantes na nossa sociedade’’, enfatizou.
A programação começou com a palestra Código Florestal, ministrada pelo Dr. Leonardo Papp – Bacharel em Direito pela UFPR; Mestre em Direito Ambiental pela UFSC; professor de Direito Ambiental; consultor externo da OCB para legislação ambiental.
Depois Ricardo Eboli Gonçalves Ferreira - Diretor de Licen-ciamento do IMASUL - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – SEMADE-MS, fará a palestra sobre o Código Florestal no Âmbito Estadual.
O tema sindicalismo também teve a palestra Direito Sindical Cooperativista – Uma abordagem geral, ministrada pelo Dr. Anderson Lechechem - Advogado. Especialista em Direito e Relações Trabalhistas, Previdenciárias e Sindicais.
O seminário encerrou com a palestra Novo Código Processual Civil aplicado à Legislação Cooperativista, ministrada pelo Dr. Marco Aurélio Bellato Kaluf, advogado, com pós-graduação no nível Especialização em Direito pela PUC/SP, MBA Cooperativismo, FEA/USP Ribeirão Preto e professor em MBA in company.