Chapeu

Cursos

1Onda

Cergrand completa 34 anos

Data: 02/08/2010 00:00

A Cergrand (Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados), maior empresa de eletrificação rural de MS, completa 34 anos nesta sexta-feira. Desde a sua criação, exerce função primordial no fomento do desenvolvimento socioeconômico da grande Dourados, Mato Grosso do Sul e Brasil.

Com mais de 2 mil quilômetros de redes de energia elétrica espalhadas por diversos municípios de MS, a cooperativa se transformou em sinônimo de progresso. Através da energia da Cergrand, a população rural tem acesso aos mesmos benefícios e conforto que hoje são indispensáveis à sociedade moderna, como a internet, telefone celular, tevê, eletrodomésticos e outros serviços.

Nesse período, a cooperativa não se preocupou apenas em levar energia de forma segura e confiável ao homem do campo. Através de uma visão moderna e focada no desenvolvimento socioeconômico com comodidade para os consumidores, a diretoria presidida pelo agrônomo Valdir Pimenta da Silva decidiu abrir lojas de produtos agropecuários, ferramentas, materiais elétricos de alta e baixa tensão, eletrodomésticos e milhares de outros itens essenciais ao homem do meio rural e da cidade.

Essas lojas, com mais de 15 mil itens, foram instaladas em pontos estratégicos, como Dourados (a matriz ao lado do prédio em construção do Pão de Açúcar), e também em Fátima do Sul, Deodápolis, Douradina e Rio Brilhante. Dotadas dos mesmos produtos e serviços disponibilizados pela matriz, abriga também os plantões de energia elétrica, que funcionam nessas regiões com objetivo de dar resposta rápida no caso de ocorrência de interrupção de energia elétrica para indústrias, empresas rurais, sítios, chácaras ligadas na rede da cooperativa.

Fundada em 30 de julho de 1976, em Dourados, a Cergrand foi o ponto de partida para o fim da era do lampião a querosene, o meio de iluminação em sítios e fazendas no interior de Mato Grosso do Sul até 1970.

O surgimento da cooperativa representa o advento da era da energia elétrica, marco de desenvolvimento da então nova e promissora fronteira agrícola, costuma dizer o presidente da empresa, Valdir Pimenta da Silva.

O primeiro poste foi implantado no colégio Dom Bosco no distrito de Indápolis, município de Dourados, em reconhecimento ao apoio do saudoso padre André Capelli, que colocou sua liderança junto aos produtores rurais, sensibilizando-os para o cooperativismo e os benefícios conquistados com a cooperativa.

Pimenta ressalta que a Cergrand é uma cooperativa moderna, que respalda o desenvolvimento do meio rural, respeitando o meio ambiente. Atua na distribuição confiável de energia elétrica rural, nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Caarapó, Juti, Itaporã, Douradina e Rio Brilhante. São dezenas de pontos de alimentação, ligados numa tensão de 13 mil e 800 volts.

A área de atuação da Cergrand atinge 95% de propriedades rurais eletrificadas, a grande maioria tecnificada e com uso intensivo de energia elétrica como insumo de produção. São mais de 5.100 cooperados que necessitam dessa fonte para o sucesso de seus empreendimentos, 6 plantões de manutenção informatizados com serviços de comunicação ligados à central de atendimento 24 horas de Dourados.

Através do Programa luz para todos, a Cooperativa está concluindo 100% das ligações em sua região de atuação, assegurando benefícios e fomentando o desenvolvimento junto às famílias de baixa renda.

Garantindo suporte para a expansão do sistema elétrico e o crescimento das atividades de seus cooperados, a cooperativa possui uma indústria de premoldados de concreto, com capacidade de produção de 100 postes por dia e 20 mil metros quadrados de galpões premoldados por mês, para atender projetos da avicultura e suinocultura.

A Cergrand também investe nos cooperados de amanhã, através do Programa Cooperjovem, que ensina às crianças as noções do cooperativismo. É parceira da Escola de Bocajá, município de Douradina (MS), que tem professores capacitados pelo Sescoop e OCB para dar aulas de cooperativismo. O resultando tem sido tão importante que as famílias dos alunos acabam sendo inseridas no sistema cooperativista.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS