COOP-GRANDE completa 75 anos de trabalho
Data: 13/05/2010 00:00
A COOP-GRANDE, a mais antiga cooperativa de Mato Grosso do Sul completa 75 anos de trabalho. No dia 5 de maio de 1935 registrou o marco do cooperativismo no Estado, através da constituicão da Cooperativa Agrícola de Campo Grande- LTDA (COOP-GRANDE), por cerca de 150 imigrantes japoneses da região de Okinawa, objetivando a recepcão, beneficiamento e comercializacão de café, arroz, milho, feijão e batatinha. No início funcionava também como Cooperativa de Crédito aos cooperados.
Durante esses 73 anos, muitas crises e conquistas ocorreram dentro da COOP-GRANDE, a década de 60 foi o início do declínio de suas atividades, devido ao envelhecimento e erradicacão dos cafezais, seu principal produto de comercializacão. Por isso seus cooperados decidiram diversificar as producões, partindo para a exploracão de produtos horti-fruti-granjeiros, dando assim, início ao cinturão ver de Campo Grande. 'Essa estratégia de diversificacão de producão foi a grande salvacão da Cooperativa', afirma o diretor administrativo, Paulo Nery.
Hoje a COOP-GRANDE dispõe de uma grande infra-estrutura para atender seus cooperados. Na Ceasa de Campo Grande, desde 1994 possui um pavilhão que comercializa cerca de 200 toneladas de alimentos por dia, entre verduras, frutas e legumes. Atendendo cerca de 200 produtores, entre cooperados e não-cooperados. Há 20 anos o Mercado do Produtor traz visibilidade aos produtos além da venda diretamente ao consumidor. E sem contar na loja de insumos, que possui vendedores especializados para atender os cooperados e produtores em geral.
Outro diferencial da COOP-GRANDE é a assistência técnica aos cooperados, que dá orientacões de producão, manejo do solo e sempre busca novas tecnologias de cultivo para melhorar a qualidade e a produtividade.
A cooperativa também se interessa pela comunidade, doando 10 toneladas de alimentos por mês ao Banco de Alimentos da Prefeitura.
'A COOP-GRANDE tem muitos anos pela frente e está pronta para se adaptar às mudancas do mercado, para sempre dar sustentabilidade ao negócio do cooperado' diz Nery.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS