Chapeu

Cursos

1Onda

Em MS, 1.500 t de embalagens de agrotóxicos tiveram destinacão correta só em 2012

Data: 20/08/2012 00:00

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), formado por agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o Poder Público encaminhou entre janeiro e julho deste ano 1.500 toneladas de recipientes de produtos utilizados em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul para que tivessem destinação ambientalmente correta, ou seja, fossem reciclados ou incinerados.

Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que aponta ainda que em 2011 o volume de embalagens recolhidas pelo sistema aumentou 5% no Estado, passando de 2.176 toneladas para 2.290 toneladas.

Em âmbito nacional o incremento foi ainda maior na comparação dos dois anos, 9%, saltando de 31.266 toneladas para 34.202 toneladas. Nesta sexta-feira (17), os integrantes do sistema antecipam as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, que oficialmente é no dia 18 de agosto, promovendo uma série de atividades em 22 estados do País.

Em Mato Grosso do Sul, as ações ocorrem em oito cidades: Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste. As unidades de recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos em Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e Rio Brilhante abrem suas portas para a comunidade. Os visitantes (estudantes, adultos e comunidade) estão conhecendo as etapas do trabalho de uma unidade, além de participarem de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.

Em Campo Grande as atividades culturais e educacionais do Dia do Campo Limpo estão sendo desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini, no bairro Carandá Bosque. O evento conta com a visita de escolas rurais e com a presença da Policia Militar Ambiental (PMA) que apresenta palestras de conscientização ambiental e teatro. Já em São Gabriel do Oeste, no norte do Estado, a mobilização está sendo promovida no Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm. A previsão dos organizadores é que cerca de 5 mil pessoas participem das atividades.

A data O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio de uma lei federal de 2008. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram das atividades em todo o País. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do Inpev, seus associados, entidades representativas do setor, Poder Público e a iniciativa privada.

Autor: Agrodebate

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS