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Inclusão financeira: Sicredi Centro-Sul MS está presente em municípios em que é a única instituição financeira

Data: 26/06/2023 10:22

Autor: Sicredi

 

Pesquisa realizada em nível nacional demonstra a importância da presença física da Cooperativa para o desenvolvimento das comunidades

O Sicredi divulgou, nesta semana, o quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, que visa analisar a relevância do atendimento físico da instituição para a inclusão financeira das comunidades. A constatação é de que a presença física da Cooperativa se torna essencial, mesmo no atual contexto de crescente digitalização.

Na área de atuação da Sicredi Centro-Sul MS, por exemplo, que abrange 38 municípios da região Sul de Mato Grosso do Sul, 3 cidades possuem como única instituição financeira, o Sicredi, dentre as cidades estão Coronel Sapucaia, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. A boa notícia também é que o Sicredi foi a primeira e única instituição financeira localizada no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã.

O relacionamento e a promoção de atividades de educação financeira são fatores que apareceram como relevantes na Pesquisa para a organização financeira pessoal. Os produtos financeiros podem ser complexos para a população, o que reforça o papel da proximidade e da assessoria no processo de inclusão financeira, aspectos amplamente promovidos pelas cooperativas de crédito. A parceria se torna especialmente relevante para o pequeno produtor rural, que passa a contar com assessoramento técnico para produtos de crédito originados por programas governamentais. Desta forma, o canal físico promove a descoberta e o acesso a produtos mais adequados ao investimento e ao custeio das suas culturas.

Um dos exemplos de inclusão financeira promovida pela Sicredi Centro-Sul MS foi a entrega da agência no distrito de Nova Itamarati, onde hoje 780 associados são atendidos diariamente pela Cooperativa. No início do ano, a instituição disponibilizou sua agência móvel para atendimento à essa comunidade, onde foram realizados negócios financeiros como abertura de contas, contratações de créditos e demais soluções. O gerente da agência do local, Leonardo Vinícius, conta que a partir da presença física do Sicredi, os associados tiveram suas vidas facilitadas. “As pessoas da comunidade precisavam se descolar até Ponta Porã para realizarem suas operações financeiras como saque, depósito, solicitações de crédito, seguros ou financiamento”, conta.
Além disso, no ano de 2022, a Sicredi Centro-Sul MS entregou à comunidade novas agências nos municípios de Paranhos, Japorã, a segunda agência de Ponta Porã, com reinaugurações em Deodápolis e Dourados, obras previstas dentro de seu Plano de Expansão que agora segue para a zona rural da região centro e sul de Mato Grosso do Sul.  

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, isso é mostra de que a Cooperativa tem a preocupação de levar o desenvolvimento a essas comunidades, reforçando um de seus princípios que é o Interesse pela Comunidade, que visa estar presentes em regiões com diversas oportunidades de melhorias sociais. “Estar presente fisicamente traz resultados para a vida profissional e pessoal dessas pessoas, gerando empregos, renda e crescimento, atendendo quem nunca teve a oportunidade de ter uma conta corrente por exemplo ou que nunca conseguiu investir o dinheiro fruto do trabalho”, destacou. 

Pesquisa

Para o quarto estudo da série, foram selecionados 235 municípios atendidos pelo Sicredi que não contam com agências de outras instituições financeiras e analisada uma amostra de dados entre 2018 e 2021. No total, foram mais de 1,8 milhões de observações, que representam, em média, 229 mil associados por período.

Com atuação em todas as regiões do país, em uma rede de mais de 2,5 mil agências em 1,8 mil municípios, o Sicredi constatou que a presença física segue importante para a inclusão financeira. Quando avaliado o comportamento dos associados que passam a contar com uma agência em seu município, a pesquisa revelou que o uso médio de produtos cresce 25% em dois anos, quando comparado a associados ativos em municípios sem atendimento físico. Após cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros.

A pesquisa na íntegra e a série de estudos Benefícios do Cooperativismo de Crédito estão disponíveis em: https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/cooperativismo/.

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