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Inscricões para o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas 2011

Data: 27/01/2011 00:00

APRESENTAÇÃO
Este programa foi desenvolvido para atender a demanda que os dirigentes, conselheiros e executivos dos mais diversos segmentos de cooperativas possuem sobre gestão e liderança. Vem de encontro aos anseios de um grande público de dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas, que possuem imediata necessidade de se atualizar em modernas técnicas administrativas e estilos de liderança, preparando-os para os desafios diários que o mercado cada vez mais competitivo os impõe. Este programa está em sua 6ª edição.

O programa aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas, essenciais para a atualização dos conceitos, instrumentos e métodos usados na moderna administração de empresas e que se aplicam à gestão das cooperativas e ao exercício da liderança. As disciplinas serão ministradas por profissionais de grande conhecimento e que atuam em diversos estados brasileiros.

OBJETIVO
Aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros e executivos, desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.
Ampliar a visão dos dirigentes cooperativistas sobre as formas de gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica global e proporcionar oportunidade de discussão e análise do contexto do segmento de atuação da cooperativa. Os líderes, dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas necessitam receber treinamentos específicos para desempenharem melhor as suas funções. Bem como estimular a discussão sobre conhecimentos e comportamentos dos estilos de liderança, possibilitando trabalhar as técnicas da Liderança Situacional e sua utilização no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros de uma equipe. Aprimorar o processo de identificação do nível de desenvolvimento dos participantes e a flexibilidade do líder na aplicação do estilo adequado de liderança.

A QUEM SE DESTINA
Dirigentes, Conselheiros e Executivos das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão disponibilizadas 30 vagas.

DISCIPLINAS
Módulo I – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

Disciplinas:
1. COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO (16 hs)
2. MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)
3. LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)


Módulo II – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

Disciplinas:
1. DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (16 hs)
2. O CAPITAL HUMANO/INTELECTUAL NA COMPETITIVIDADE (16 hs)
3. LIDERANÇA COACH I (16 hs)
4. EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)


Módulo III – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

Disciplinas:
1. PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)
2. O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)
3. LIDERANÇA COACH II (16 hs)


Módulo IV – VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Disciplinas:
1. MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA ÀS COOPERATIVAS VENCEDORAS DO PRÊMIO “COOPERATIVA DO ANO” (24 hs)


Módulo V - ENCONTRO ESTADUAL DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

Disciplinas: (total 8hs)
Palestra 1 – Tema complementar às disciplinas vistas
Palestra 2 - Tema complementar às disciplinas vistas

Carga horária total: 192hs

EMENTAS

Módulo I - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO (16 hs)
Globalização e Evolução do Pensamento Cooperativo. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo: gestão empresarial, gestão social, formação do sentido empreendedor no cooperativismo, cooperativismo solidário contemporâneo. Quadros teóricos institucionalistas na análise do cooperativismo contemporâneo: teoria da agência, teoria dos direitos de propriedade, teoria dos custos de transação. Quadros evolutivos do cooperativismo nacional e internacional.

MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)
Preparação para mudar; Tendências de impacto no ambiente de negócios; Entendendo Marketing; Entendendo Mercado; Entendendo Produto, Preço, Promoção e Posicionamento; Vendendo intangíveis e serviços; A Internet e seu impacto na venda, no produto e na empresa; Empatia imaginativa; Entendendo a si mesmo; Rejuvenescer os negócios; A feminilização do mercado; Capital intelectual; Capital social e networking-share; Exposição; Componentes da mensagem; Componentes da percepção; Entendendo a influência do vestir; A linguagem do corpo, das cores e dos movimentos; Voz e atuação; Mecanismos da criatividade; Entendendo seu interlocutor.

LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)
A velocidade das mudanças no ambiente empresarial; A necessidade de desenvolver Competências; Papel gerencial: O novo perfil do Gestor; Habilidades necessárias ao papel: Técnicas/ Humanas/ Conceituais; Diferenças entre chefes e líderes; Estilos de liderança: A visão do ser humano determinando o estilo; Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe; Comunicação Empresarial; O Processo de comunicação dentro das organizações; A comunicação como diferencial competitivo; Os problemas mais comuns; A interferência da hierarquia e a departamentalização; Aprimorando a competência de comunicação; Avaliação de desempenho, reconhecimento e recompensa; O que e como avaliar; Desempenho X Resultado; Feedback construtivo; Reconhecendo desempenhos diferenciados; Administração de conflitos interpessoais e intergrupais; O papel do líder no gerenciamento de conflitos; Geração de consenso; Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação; Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada.


Módulo II - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (16 hs)
Convivência e Integração em Grupo (relações interpessoais: o que é e o que representa?); Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Intergrupais: autoconhecimento; Administração das Diferenças para o convívio em grupo e relações de confiança; Comunicação Eficiente em Grupo: janela de Johari; Administração de Conflitos nas Relações: estilo passivo, agressivo e assertivo; Ética nas Relações; Atitudes Positivas e Negativas em Equipe; Exercício da Empatia nas Relações Interpessoais: saber ouvir; O Processo da Automotivação; Qualidade Pessoal e Harmonia num Ambiente Profissional.

 O CAPITAL HUMANO/INTELECTUAL NA COMPETITIVIDADE (16 hs)
Importância do tema no contexto atual de mercado; Desempenho; Valores, Competências e Desempenho; Valores da Organização; Gestão de RH; Gestão do Conhecimento; O capital intelectual nas organizações; Participação e Comprometimento; As competências dos indivíduos para o crescimento da organização; Competências essenciais para a função; Os desafios profissionais; A arte de selecionar talentos e Como reter talentos; A grande Lição.

LIDERANÇA COACH I (16 hs)
A função estratégica da liderança: desenvolver pessoas – O líder Coach; Os pipelines da liderança (Ram Charan): da gestão de si a CEO; Ferramentas da liderança; Competências críticas do líder coach.

EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)
A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

Módulo III - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)
Programa de eficiência pessoal; Técnicas de priorização; Urgente X Importante; Combatendo a procrastinação, insatisfação e inércia; Como usar telefone e e-mail; Delegação; Planejamento e preparação: temas, objetivos, prioridades, participantes e duração; Como lidar com o stress e crises; PDCA; Conceitos de liderança participativa; Visão das organizações modernas; Como ser um líder adequado a diferentes liderados; O líder educador; Ética pessoal e organizacional; Impactos da antiética na gestão empresarial.

O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)
Apresentação: Fator oculto; Aplicação de dinâmica para aquecimento do grupo; Cultura Organizacional: Crenças e valores; As quatro ondas culturais; Empresa como cultura; Gestão de Mudanças: Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança; As 4 fases no processo de mudança; A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados: Visão de futuro; Estabelecimentos de objetivos; Critérios necessários quanto a definição de objetivos; Definição de estratégias; Aplicação de planos táticos; Critérios na mensuração de resultados; Percepção do Líder: O processo perceptivo; As 5 barreiras do processo criativo; Aplicação de dinâmica vivencial em percepção; Influenciando a Motivação: Empowerment; Como gerar estímulos para motivação da equipe; Aplicação do motivograma; Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade; Liderança Flutuante; Comunicação Interpessoal: Processo da comunicação; As 4 fases da Comunicação; Como dar e receber feedbacks; Aplicação de Dinâmica Vivencial em comunicação (cujo objetivo é demonstrar os sérios problemas de interpretação, com destaques para a falta de clarificação e verificação); Programação Neurolinguística na Negociação: Objetivos e Etapas de uma negociação; Conceitos sobre Programação Neurolinguística; Como negociar e vender idéias para visuais, auditivos e cinestésicos; Aplicação de questionário sobre estilos; Os participantes conhecerão o método que cada um mais utiliza para perceber o mundo que o cerca; Liderança mediante a Inteligência Emocional: Conceitos; Etapas da Inteligência Emocional; Exemplos Práticos; Administração do Stress; Liderando com Inteligência Emocional.

LIDERANÇA COACH II (16 hs)
Coaching: conceito, aplicação, ferramentas, atitudes do coach, benefícios, estruturação do processo.
Feedback & Feedfoward.
 

Módulo IV - VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Disciplinas:
MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA ÀS COOPERATIVAS VENCEDORAS DO PRÊMIO “COOPERATIVA DO ANO” (24 hs)

Módulo V - ENCONTRO ESTADUAL DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

Disciplinas: (total 8hs) – novembro de 2011.
Palestra 1: Tema complementar às disciplinas vistas
Palestra 2: Tema complementar às disciplinas vistas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março a novembro de 2011 – As disciplinas serão ministradas quinzenalmente na sexta-feira das 08:00 às 19:00h e no sábado de 08:00h às 16:00h. Total de 16 horas.

LOCAL
Sede da OCB/Sescoop/MS – Rua Ceará, 2245 – Vila Célia – Campo Grande/MS.

INSCRIÇÕES
Até 11 de fevereiro de 2011.

OBSERVAÇÕES:
a) A freqüência mínima exigida, em cada disciplina, será de 75%;
b) Será feita avaliação em cada disciplina, onde será exigido aproveitamento mínimo de 70%;
c) Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% em cada disciplina e freqüência mínima de 75% em cada disciplina;
d) Aos alunos que não concluírem a carga horária total será fornecido atestado de participação;
e) Não serão fornecidas hospedagem e alimentação aos participantes.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção acontecerá até o dia 11 de março de 2011, sendo que os critérios para seleção dos participantes serão pela ordem seguinte:
a) Cooperativas registradas e adimplentes com o sistema OCB/MS;
b) Ser Dirigentes, Conselheiro ou Executivo(*);
c) Nível médio ou superior;
d) Preferência para quem já tem cursos da OCB/Sescoop/MS;
e) Análise Curricular.

• Maior tempo de serviço na cooperativa (mínimo 1 ano).


INVESTIMENTO

O valor do programa será de R$ 4.475,00 (quatro mil, quatrocentos e setenta e cinco reais) por participante, sendo que a Contratante deverá pagar a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) à vista, no ato da assinatura do contrato, por ocasião da matrícula e o saldo devedor, no valor de R$ 3.875,00 (três mil oitocentos e setenta e cinco reais) será considerado quitado ao final do curso desde que o indicado obtenha o aproveitamento mínimo (avaliação por disciplina) de 70% e índice de freqüência nas disciplinas ministradas de no mínimo de 75%.

Caso o indicado pela CONTRATANTE não alcance os índices de aproveitamento e freqüência mínimos, conforme estipulado, ou venha a abandonar o curso, a CONTRATANTE será notificada pela CONTRATADA, imediatamente após caracterizado o fato, quando então a CONTRATANTE terá um prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do saldo devedor no valor de R$ 3.875,00.

A taxa de matrícula deverá ser paga após a seleção e não será devolvida e nem transferida para outro evento caso o participante falte ao curso ou não comunique o Sescoop/MS com antecedência mínima de 48 horas e implicará na não aceitação das inscrições dessa cooperativa para os próximos eventos. O aluno desistente não terá direito à apostila ou qualquer material distribuído no curso. Só poderão participar do curso as cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema OCB/MS.

INFORMAÇÕES
Pelo telefone 3326-0171, fax 3326-6280 com Juarez ou Dalva e por e-mail: secretaria@ocbms.org.br

INSCRIÇÕES AQUI

 

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