Chapeu

Cursos

1Onda

Mato Grosso do Sul realiza Seminário Estadual Preparatório

Data: 05/07/2010 00:00

As diretrizes e sugestões do cooperativismo sul-mato-grossense para o XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo foram definidas dia 2 de julho durante o Seminário Estadual Preparatório “Cooperativismo é sustentabilidade: o desafio da inovação”. Este é o tema do XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo (XIII CBC), promovido pelo Sistema OCB, que acontecerá em setembro de 2010. Para esta edição, como forma de alcançar uma efetiva participação, ocorreu uma maratona de seminários estaduais preparatórios e em Mato Grosso do Sul fez parte da programação da IV Semana do Cooperativismo.


O congresso tem como objetivo propor que cooperativismo é sustentabilidade e ao Sistema OCB, o desafio da inovação, promovendo ampla mobilização e participação ativa dos associados das cooperativas brasileiras, para que, por meio da representatividade da organização estadual, consigam buscar formas de aprimorar as diretrizes e horizontes da relação política, institucional e legal do sistema cooperativista.


Segundo Maurício Landi, coordenador do XIII CBC, o “Seminário Estadual Preparatório” faz parte da primeira de três fases do evento. Ele explicou que a segunda etapa é o “Congresso”, que acontece em Brasília (DF), de 9 a 11 de setembro, quando serão discutidas propostas encaminhadas pelos seminários estaduais. E a última fase, “Pós-Congresso”, será o momento de se compatibilizar as proposições aprovadas, adequando-as como Diretrizes Estratégicas para o Sistema OCB no período 2011/2013.


O seminário foi aberto pelo presidente da Casa, Celso Régis. “Este é um momento único e devemos aproveitar da melhor maneira possível e fazermos propostas inovadoras, assim MS terá uma participação forte na construção de novas diretrizes para o cooperativismo brasileiro”. Logo após, Landi fez uma apresentação e falou do potencial do cooperativismo no país. "Hoje somos mais de 20 milhões de pessoas ligadas ao cooperativismo e podemos contar com colunas sólidas, que são a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)”, disse. Além de ressaltar o momento de comemorações na OCB, com a chegada dos seus 40 anos, o coordenador geral do XIII CBC fez uma breve análise sobre o futuro das cooperativas e ressaltou a necessidade das cooperativas buscarem uma gestão ainda mais organizada, e estarem preparadas para competir no mercado.


Após a apresentação, os participantes foram divididos em salas, onde cada grupo fez proposições acerca dos quatro temas que serão tratados no Congresso: Diretrizes e horizontes da relação política e institucional do sistema cooperativista; A sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo; O futuro e os novos modelos de gestão das organizações cooperativistas; e A competitividade das cooperativas.
No final do seminário, todos os grupos apresentaram suas proposições em plenária e discutiram com os demais participantes.

Veja galeria de fotos AQUI.
 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS