Chapeu

Cursos

1Onda

OCB defende uma política estruturante para setor agrícola

Data: 13/05/2010 00:00

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, defendeu ontem (25/3) uma política estruturante e definitiva para o setor agrícola brasileiro. 'Não tem cabimento o Brasil ser dependente de fertilizante, importar 72% dos produtos utilizados. Não tem cabimento não termos estrada, portos, um seguro rural efetivo. ' A afirmacão foi feita  por ele  na Câmara dos Deputados durante uma audiência pública com a presenca de 450 produtores rurais, parlamentares e liderancas cooperativistas, para discutir o endividamento rural brasileiro.


Na abertura da reunião, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), explicou que o objetivo da audiência foi avaliar as dificuldades existentes para reverter o  endividamento rural e promover uma vigília, até receberem uma proposta definitiva do governo para solucionar o problema.


Segundo o deputado, está marcada uma reunião para as 18h30, no Ministério da Fazenda, com a participacão do ministro  titular da pasta, Guido Mantega,  e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Renhold Stephanes, e representantes das comissões de Agricultura da Câmara e do Senado, para apresentacão dessa proposta.


Também esteve presente o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que lembrou o compromisso assumido com a bancada ruralista de debater os temas ligados ao setor. 'Não pode haver tema proibido para o Congresso Nacional ', disse Chinaglia. 'Um Congresso que não debate temas difíceis não representa o povo brasileiro. Temos que estar à altura para resolver as divergências ', completou. Chinaglia defendeu ainda que a agricultura seja pensada como uma atividade de risco, com planejamento de longo prazo, contando com mecanismos como o seguro agrícola.


Durante a audiência, dois técnicos da Comissão de Agricultura apresentaram as propostas elaboradas por um grupo técnico formado em fevereiro de 2007, composto por representantes da OCB, Câmara, da CNA, do Conselho Nacional do Café e de federacões e associacões de produtores rurais.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS