Chapeu

Cursos

1Onda

OCB/MS participa da Campanha Amigos de Sangue da AACC/MS

Data: 03/06/2011 00:00

A unidade móvel do Hemosul está hoje no estacionamento da Unimed Campo Grande para receber os doadores. A Campanha Amigos de Sangue da AACC/MS é uma parceria da OCB/MS e da Unimed Campo Grande e tem o objetivo de contribuir para o aumento do estoque de bolsas de sangue do hemocentro da Capital e suprir as necessidades atuais e enfrentar com estabilidades os períodos de crise, incentivando a participação dos diversos públicos das cooperativas de Campo Grande, fortalecendo a união e o posicionamento social do movimento cooperativista sul-mato-grossense.


A expectativa é arrecadar cerca de 150 bolsas na manhã de hoje. Uma das doadoras é Margareth Pistere, técnica de segurança do trabalho na Unimed Campo Grande, que há 15 anos doa sangue regularmente. 'É uma forma de se interesse social, de pensar no próximo, é um ato de solidariedade'.


Leonardo Marques, auxiliar de revisão de intercâmbio da cooperativa, também aderiu à campanha e disse que o fato da unidade móvel ir até seu trabalho facilita e incentiva a doação de sangue. 'As instituições que apóiam e realizam essas campanhas ajudam a conscientizar e quebrar tabus e preconceitos em relação a doação de sangue', afirma Maria Iolete, responsável do setor de Serviço Social do Hemosul e coordenadora da campanha.


A campanha vai até a sexta-feira, dia 15, das 07h às 17h15, no Hemosul.

Para doar, basta apresentar um documento de identidade.

Fique atento às recomendações abaixo:

- Requisitos básicos para doação de sangue*:
? Estar em boas condições de saúde.
? Ter entre 18 e 65 anos.
? Pesar no mínimo 50 kg.
? Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
? Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

- Impedimentos temporários*:
? Gripe: aguardar 7 dias.
? Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
? Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
? Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
? Tatuagem nos últimos 12 meses.
? Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Obs.: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar seis meses. Quem morou, deve aguardar três anos.

- Impedimentos definitivos*:
? Hepatite após os 10 anos de idade.
? Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
? Uso de drogas ilícitas injetáveis.
? Malária.

- Respeitar os intervalos para doação*:
? Homens (60 dias): até 4 doações por ano.
? Mulheres (90 dias): até 3 doações por ano.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS