Chapeu

Cursos

1Onda

OCB/MS participa do Lancamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo

Data: 13/05/2010 00:00

A Agenda Legislativa do Cooperativismo foi lancada dia 03/03 em Brasília, na cerimônia estavam presentes os vice-presidentes da OCB/MS Marcio Portocarrero e Valdir Pimenta.

O presidente da Organizacão das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, entregou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2010. O ministro aproveitou para destacar a importância de uma agenda para 'todos os setores', referindo-se a agricultura que precisa reunir suas prioridades em um único documento. Participaram do evento 48 parlamentares, presidentes das organizacões estaduais e autoridades parceiras.

Stephanes elogiou a iniciativa ressaltando que este é o procedimento ideal de todo grupo que tem uma pauta a ser discutida com os governantes e fez sugestões. 'É preciso incluir pelo menos um grande item nesta agenda: a exigência de reciprocidade dos países dos quais importamos. Ou seja, as mesmas normas que temos que cumprir para exportar, os outros países devem seguir. Estados vizinhos dos países da América do Sul são proibidos de desmatar, mas adquirem produtos provenientes de áreas degradadas destas mesmas nacões. Isso precisa ser freado', pontuou.

Este ano, a publicacão, que está em sua quarta edicão, traz o posicionamento do Sistema Cooperativista Brasileiro sobre 58 proposicões, além de fazer alusão aos 40 anos da entidade representativa do setor, a OCB. Márcio Lopes de Freitas, fez uma avaliacão a respeito da publicacão que está na quarta edicão. 'O rendimento operacional dentro do Congresso melhorou muito, mas, sem dúvida, devemos muito aos deputados que compõem a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Sem eles não teríamos conquistado espaco na Câmara e no Senado', enfatizou.

Para ele, o cooperativismo vive um momento de grandes desafios, oportunidades e conquistas nestes 40 anos de existência da OCB. O presidente citou a importância da Organizacão das Nacões Unidas (ONU) em ter aprovado a resolucão que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. 'A ONU reconhece o modelo de negócio cooperativo como um fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países', disse Freitas em seu discurso.

Aponta os principais desafios para este ano como o novo código florestal, a relacão com as agências reguladoras e o ato cooperativo. São abordados em uma secão especial decretos presidenciais sobre meio ambiente e direitos humanos, além de outras legislacões pertinentes ao segmento e também relevantes.

No final, Freitas convidou todos a participarem do XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que acontece de 9 a 11 de setembro em Brasília (DF). O evento é uma iniciativa do Sistema OCB, e terá como tema 'Cooperativismo é Sustentabilidade: O Sistema OCB e o desafio da inovacão'. As discussões também terão como propostas avaliar o passado, analisar o presente e pensar nos desafios para o futuro.


 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS