Chapeu

Cursos

1Onda

OCB reúne superintendentes para alinhamento estratégico

Data: 03/08/2012 00:00

Fortalecer o processo de cogestão do Sistema OCB por meio da participação estruturada dos atores envolvidos, e proporcionar maior integração do grupo de Superintendentes. São estes os objetivos do II Encontro de Superintendentes do Sistema OCB promovido este ano, que está sendo realizado nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/8), em Brasília (DF). Superintendentes das 27 unidades estaduais e nacional do Sistema OCB estão reunidos para avaliar planos, validar ações e alinhar estratégias que nortearão as decisões desse grupo dirigente. A superintendente de MS, Dalva Caramalac está presente no encontro.


“O Sistema OCB passa por um momento de inovação. Adotamos, a partir de 2012, um novo modelo de governança e entendemos que esta seria uma oportunidade interessante para reunirmos os superintendentes e promover esta reunião. No primeiro encontro realizado este ano, no mês de maio, avaliações importantes foram feitas e compromissos firmados. Agora é hora de verificar os primeiros resultados e intensificar as discussões sobre temas que se refletem na realidade de todos os estados”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, por ocasião da abertura do evento.
O objetivo da unidade nacional ao promover os encontros é alinhar conceitos e ações em torno de temas relevantes para o Sistema, fortalecendo, assim, o processo de cogestão estratégica. De acordo com o superintendente William Bicalho, de Minas Gerais, pensar nas diversidades regionais é passo fundamental para o sucesso da administração.
“Como administrar um país sem conhecer suas regionalidades? O caso do cooperativismo é o mesmo. Problemas regionais têm que ser discutidos; é preciso haver avaliação, alinhamento, para que o Sistema se consolide ao longo do tempo”, declarou.


Dalva Caramalac, do Mato Grosso do Sul, endossando a afirmação de Bicalho, acrescentou: “Este era um anseio antigo nosso que está se concretizando. O encontro é extremamente necessário, pois precisamos trocar nossas experiências, compartilhar. É fundamental conhecermos processos que estão funcionando em outros estados para assim podermos aproveitar a experiência, economizando tempo e dinheiro”.


“Neste encontro, estamos operacionalizando uma série de demandas que surgiram na primeira reunião. Foram pré-definidas algumas atividades, através da divisão de responsabilidades e tarefas entre os superintendentes, com o objetivo de nivelar uma série de ações dentro do Sistema”, explicou Adriano Fassini, do Amazonas. “Nossa intenção é facilitar a comunicação, falando a mesma língua com as cooperativas e com a sociedade em geral que se relaciona com o cooperativismo”, complementou.


Segundo José Aparecido, do Ceará, os resultados positivos que estão sendo alcançados, desde o primeiro encontro, são motivadores para que os estados estejam cada vez mais engajados. “Estamos sempre falando como Sistema, e por isso não podemos atuar de forma isolada. O conjunto está avançando e é este o caminho que queremos”, afirmou.
A programação do II Encontro de Superintendentes prevê, ainda, a apresentação de boas práticas de cinco unidades estaduais, como forma de promover o intercâmbio de experiências entre os participantes.

Fonte: OCB

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS