Chapeu

Cursos

1Onda

PIPA

Data: 24/01/2012 00:00

O “PIPA – Projeto de Integração e Participação Ativa”, aqui apresentado, tem como objetivo a implantação anual de atividades culturais e tecnológicas, que agregam valores sociais e conhecimento, por meio de iniciação à informática, dança de rua e implantação de biblioteca.

O sistema OCB/MS acredita que projetos como este, diminuem a desigualdade social e operam diretamente no crescimento individual e coletivo, além de firmar o compromisso de desenvolver o bem- estar social e atuar diretamente como agente de mudança.

A instituição intitulada “Projeto + 1”, foi a escolhida para receber o projeto e é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão acolher crianças e adolescentes dos bairros Iracy Coelho e região, com a finalidade de “cuidar” desse público, em horários em que mães ou responsáveis estão no trabalho, além de inserir no cotidiano das crianças e adolescentes a disciplina, acompanhamento escolar, cultura e cidadania.

O “Projeto + 1” tem capacidade para atender 80 crianças e adolescentes, atualmente acolhe 100 e possui uma fila de espera. Tem como foco principal o “cuidar”, acompanhado de refeições e atividades como coral, futebol e judô. Participam também dessa organização pessoas idosas que uma vez por semana se reúnem para um bate- papo, a “Roda da Terceira Idade”.

A iniciativa desse projeto permite também que a comunidade se desenvolva de maneira sustentável, capaz de realizar melhorias e disseminar tecnologias, o que contribuirá para o aumento da articulação de grupos produtivos e estimulação da participação da população.

Ações
A biblioteca recebeu seu acervo inicial por meio de campanha publicitária que incentivará a prática das doações de livros por parte dos cooperados. Essa ação tem como meta inserir a informação no dia a dia das crianças e adolescentes da instituição, contribuindo para a melhoria do aprendizado, interpretação, leitura, vocabulário, processo interativo e principalmente a “compreensão” do mundo à sua volta.

A iniciação à informática é a maneira completa de levar a essas crianças e adolescentes um estímulo para conhecer novas ferramentas de socialização. A iniciativa é trabalhar com computadores como instrumento pedagógico motivando os alunos na elaboração de atividades, pesquisas e utilização software educativos. A tecnologia será utilizada como auxílio no desenvolvimento educacional e familiarização, já que a inclusão digital interfere de maneira insuperável nos aspectos do conhecimento atual.

A dança de rua foi implantada como ato sócio-cultural através da expressão artística, com aulas organizadas que unem encenação teatral, mímica e coreografia. Esses elementos são fundamentais para integração, disciplina e socialização.

Cooperativas participantes
Sicredi, Unimed Campo Grande, Conacentro e Uniodonto Campo Grande
 

         

PIPA NEWS    RELEASES       FOTOS

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS