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Programa de Desenvolvimento de Secretárias - Módulo I

Data: 21/08/2012 00:00

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SECRETÁRIAS DE COOPERATIVAS

2012

 

APRESENTAÇÃO
O Programa de Desenvolvimento de Secretárias de Cooperativas foi desenvolvido para atender a demanda das cooperativas de Mato Grosso do Sul para a capacitação das secretárias dos diversos ramos de cooperativas nas áreas de: comunicação oral e escrita, qualidade no atendimento e gestão secretarial.

OBJETIVO
Aprimorar o processo de gestão secretarial das cooperativas através da qualificação das secretárias de cooperativas, conhecendo as técnicas adequadas de comunicação, atendimento e gestão secretarial.
Apresentar às secretárias a importância de direcionar sua atuação para a gestão de resultados, de acordo com os objetivos e metas da cooperativa em que atua. Discutir como otimizar o grau de assessoramento aos níveis decisórios, identificando os indicadores de resultado e ajustando suas metas para atingi-los. Treinar a proatividade e atitude, sintonizando-se características do negócio, mercado, clientes e executivos assessorados. Conscientizar as secretárias do seu papel, otimizando a gestão de pessoas, processos, projetos, atuação em equipes e resultados.

A QUEM SE DESTINA
Secretárias das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão disponibilizadas 30 vagas. O participante deverá cursar todas as disciplinas e obter 75% de frequência em cada uma delas.

PROGRAMA

MÓDULO I: QUALIDADE NO ATENDIMENTO E NAS RELAÇÕES HUMANAS (16h)
? Atendimento, do básico ao encantamento;
? Os 04 fatores que melhoram o atendimento;
? Relações humanas no trabalho;
? Seja um profissional gente boa ;
? Não pese o ambiente seja um profissional agregador;
? Aprimore sua comunicação interpessoal;
? Inteligência emocional aplicada nas relações humanas;
? Comunique-se bem e garanta mais êxito em sua profissão;
? O que é e como desenvolver sua competência relacional;
? Como ampliar o seu quociente de adversidade (Q.A.);
? Qual é o seu verdadeiro papel na empresa onde trabalha?
? Equipe X Euquipe;
? Os princípios universais do trabalho em equipe;
? Motive-se e faça mais do que esperam de você;
? Faça parte do time dos comprometidos.

Instrutor: Cersi Machado - Master e Trainer em Neurolinguística (Porto Alegre/RS); está entre os únicos 40 Emotólogos no Brasil com formação avançada em Emotologia – Centro Mundial de Desenvolvimento Humano e Cidade do Cérebro (Campinas/SP); Hipnoterapeuta pela Metaforum International (Alemanha) e IMERJ (Rio de Janeiro); Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Campo Grande/MS); Graduado em Administração de Empresas; Especialista em Gestão de Negócios.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência. Participou de especializações com grandes nomes internacionais na área de Desenvolvimento Humano, entre eles, Robert Dilts (USA), maior ícone da PNL mundial, Consuelo Casula (Milão - Itália), e com o Prof. Luiz Machado, Ph.D., criador da Cidade do Cérebro e da Emotologia. Palestrante Motivacional e Treinador Comportamental atuando em vários estados Brasileiros. Possui dois selos de qualidade WEC na área de T&D, conforme ISO 10015, e selo Conteúdo do Bem da Editora e Revista Ser Mais.
Cersi já dividiu o palco com os maiores palestrantes do Brasil, entre eles: Max Gerhinger, Fábio Puentes, César Frazão e outros.
Mais de 12 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Tem artigos e matérias nos principais sites e revistas de gestão do Brasil, entre eles: HSM, VendaMais, Catho Educação Executiva, Euseivender, Rh.com.br e vários outros. www.cersimachado.com.br

MÓDULO II: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA (16h)
? A importância da comunicação verbal; a comunicação assertiva; como vencer a insegurança de se expor e superar o nervosismo; emoção e expressão corporal na oratória; movimentos inadequados, postura e gestos; aparelho fonador: aprendendo a colocar a voz e a pronunciar as palavras; o que, como, quando, onde e para quem falar; vícios de linguagem; formas de iniciar uma apresentação; argumentação; conclusão; estruturação do discurso; como utilizar os recursos instrucionais; uso correto do microfone; técnicas de elaboração de visuais; como causar impacto e motivar o público; como lidar com a imprensa escrita, falada e televisada;
? A redação: características modernas - desenvolvendo textos velozes para um mundo veloz; eficácia na comunicação escrita - utilizando palavras apropriadas ao universo corporativo; qualidades do texto - despertando o interesse do leitor; utilizando técnicas com alto teor informativo e baixa redundância; obstáculos à comunicação.
? Considerações gerais sobre redação técnica: correspondência: definição e tipos básicos; a correspondência e a imagem da empresa; características da correspondência eficaz.
? Tipos de texto: carta comercial; memorando; ofício; ata; relatório.
? Correspondência eletrônica: a internet como ferramenta de trabalho; como elaborar e-mails perfeitos; o monitoramento de e-mails; crimes virtuais.
? As dúvidas nossas de todo dia: do emprego do hífen; da ocorrência da crase; do registro das horas; dos pronomes de tratamento; do Emprego de abreviaturas; fugindo do gerundismo, clichês e palavras-curingas; conhecendo as armadilhas do pleonasmo e dos neologismos.

Instrutora: Maria Stela Bomfim - Licenciatura Plena e Bacharel em Letras – Português/Inglês e Literaturas pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques – Rio de Janeiro/RJ; Especialização – Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro/RJ; Especialização – Língua Portuguesa/Linguística pela Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ; Mestrado em Linguística Portuguesa pela Universidade Autônoma de Assunção – Paraguai; Professora de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação e Comunicação Secretarial no curso de Secretariado Executivo Bilíngue; Professora de Gestão Secretarial e de Redação Empresarial; Professora de Leitura e Produção de Texto no curso de Biblioteconomia.

MÓDULO III: GESTÃO SECRETARIAL (16h)

? O atual conceito de profissionalismo no mercado de trabalho;
? As novas competências do perfil gerencial e a ampliação dos desafios e responsabilidades;
? Profissionalismo e Resultados – qual a interface?
? Gerar resultados e vantagem competitiva;
? Indicadores de alta performance no mundo corporativo e em outros segmentos;
? O novo profissional em Secretariado – Agente Facilitador;
? Gestão secretarial: O profissional em Secretariado como co-participante do processo gerencial;
? Como ser uma pessoa e um profissional com performance maximizada;
? Desenvolvimento Integral ;
? Corpo, Mente, Alma;
? Analogias do cenário empresarial com o mundo esportivo.

Instrutora: Magali Amorim Mata - Pós graduação (latu sensu) em Propaganda & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP; Foi Mestranda em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista – UNIP; Bacharel como Secretário Executivo Bilingue pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP ; Vinte e quatro anos de experiência no Assessoramento e Atendimento a Executivos em Empresas Multinacionais de grande porte em diferentes segmentos; Professora-colaboradora do Livro Gestão Secretarial com a redação de dois capítulos: Gestão Secretarial, O Desafio Da Visão Holística e Postura Profissional para O Sucesso No Exercício Da Gestão Secretarial; É membro do Comitê Estratégico de Educação do SINSESP – Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo trabalhando a interdisciplinaridade para a Formação Executiva do egresso em Secretariado; Consultora Catho Educação Executiva; Consultora Paidéia Educação.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Módulo I – 28 e 29 de setembro de 2012;
Módulo II – 19 e 20 de outubro de 2012;
Módulo III – 07 e 08 de dezembro de 2012.


OBSERVAÇÕES:
a) A frequência mínima exigida, em cada módulo, será de 75%;
b) Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada disciplina;

LOCAL DAS AULAS
Sede do Sescoop/MS – Rua Ceará, 2245 – Vila Célia – Campo Grande/MS

INSCRIÇÕES
Até o dia 14 de setembro de 2012 – Valor R$ 100,00

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INFORMAÇÕES 

       

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