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Sescoop apresenta material do Programa Aprendiz Cooperativo

Data: 30/11/2011 00:00

 A matriz do Programa Aprendiz Cooperativo foi divulgada para todos os estados durante o II Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). No evento, os representantes das unidades estaduais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia e os materiais didáticos e de apoio do programa. “No primeiro semestre de 2012, os estados estarão aptos a apresentar às cooperativas todo material para, de fato, executar o programa”, destacou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar.


Todo o material didático foi disponibilizado aos coordenadores, incluindo os manuais de operacionalização, do professor e de gestão e avaliação do programa. Adriano Fassini, superintendente do Sescoop/AM, ressaltou a qualidade do material produzido e o benefício que a sua aplicação trará ao estado. “Queremos ser proativos nesse processo, e o Sescoop teve a brilhante ideia de criar um programa adequado às necessidades das cooperativas. O material foi muito bem formatado, muito bem feito; o grupo está de parabéns. O manual de gestão é completo, riquíssimo em ferramentas para serem aplicadas e vai ser o nosso norte”, afirmou.

Na opinião de Vanessa Christófoli, do Sescoop/PR, o encontro representou uma prestação de contas do trabalho da equipe empenhada nos últimos anos em consolidar esse material. “É um evento de resultados. Estamos vendo na prática o trabalho pensado e refletido por representantes de diversos estados. Alguns que já atuam com o programa, outros que têm diversas expectativas. Todo esse esforço converge para alcançarmos o modelo ideal”, disse.

Na Bahia, estado que ainda não aplica o programa, a realidade logística apresenta algumas dificuldades. Segundo a técnica Jussiara Lessa, o ano de 2012 vai trazer o desafio de vencer essas barreiras para colocar o programa em efetivo funcionamento. “Estamos muito esperançosos e empolgados com o sucesso da implantação. Acontece que na Bahia, pela extensão do estado, encontramos dificuldades pois os municípios são distantes uns dos outros e na maioria dos casos não há aprendizes suficientes para formar uma turma. Em 2012, vamos trabalhar intensamente para firmar as parcerias necessárias de modo a viabilizar a implantação do Aprendiz Cooperativo”, explicou.

Segundo Andréa Sayar, a interlocução com as unidades estaduais é essencial para conhecer as necessidades e adequar o programa às realidades dos estados. “Esta é a oportunidade que temos, enquanto unidade gestora do programa em âmbito nacional, de ouvir os anseios e realidades dos estados, uma vez que, aqui, nós não operacionalizamos as ações”, explicou. A gestora afirmou, ainda, que estão previstos encontros anuais de manutenção além de mais um encontro no primeiro semestre de 2012 para uma avaliação de demandas e encaminhamento de questões de ordem legal.

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