Chapeu

Cursos

1Onda

SGO realiza sessão solene ao Ano Internacional das Cooperativas

Data: 11/07/2012 00:00

A solenidade em comemoração ao "Ano Internacional das Cooperativas e Dia Internacional do Cooperativismo" aconteceu nesta quinta-feira (05) na Câmara de São Gabriel do Oeste.

A Organização das Nações Unida (ONU), declarou por meio da resolução 64/136, 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. O reconhecimento se dá pelo impacto internacional das cooperativas como modelo de negócio que preza a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A sessão foi proposta pelos vereadores Ana Rohr, Fernando Rocha e Odair Junior e teve como objetivo promover a conscientização sobre o cooperativismo e seus esforços para fortalecer as comunidades, além de parabenizar as cooperativas locais, que por meio de suas ações atende as necessidades socioeconômicas do setor.

Representando as sete cooperativas de São Gabriel do Oeste, o presidente da Cooasgo (Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste), Jair Borgmann, disse que hoje, todas as cooperativas do município geram emprego e renda para a região, e quem ganha com isso, além do município é o Estado como um todo.
Borgmann frisou que cooperativa vem da palavra cooperar e partindo desse princípio é necessário que todos nós aprendemos a compartilhar. "Nós que vivemos em família precisamos dividir, pois se apenas um ficar com tudo, alguém irá passar necessidade."

O presidente da Cooasgo também falou a respeito das dificuldades enfrentadas diante de uma crise, mas sempre visando o equilíbrio e agregado a valores e princípios, é fundamental valorizar o homem do campo e fazer com que ele continue produzindo.

O presidente da OCB/MS (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul), Celso Ramos Régis, apresentou dados que mostram que hoje, as cooperativas somam a 1 bilhão de membros em todo o mundo, e o Brasil conta com apenas 6% de toda a sua população com participação no cooperativismo e Mato Grosso do Sul com 4,5%.

"Esses números são poucos, nós precisamos crescer. Cooperativas são empresas que buscam fazer com que o negócio de cada cidadão que participa de cooperativa, tenha a grandeza e a escala para escoar sua produção ou qualquer que seja a natureza do seu serviço, além de promover a inclusão social".

Para finalizar, Celso Ramos ressaltou que cooperativas são feitas por pessoas e são para elas que as cooperativas existem, além de gerar empregos e distribuição de renda acreditam em princípios universais e aplicam o ideal da cooperação em contextos locais.

O presidente da Frencoop/MS (Frente Parlamentar em defesa do Agronegócio e do Cooperativismo de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Márcio Monteiro disse que quando se fala em cooperativas, São Gabriel do Oeste é referencia. "Aqui temos de melhor do que temos do cooperativismo, sendo este município o mais cooperado em Mato Grosso do Sul. São Gabriel do Oeste tem servido de modelo quando falamos de cooperativismo em outras cidades do Estado", disse Monteiro.

O deputado ainda enfatizou que o cooperativismo é o melhor modelo de desenvolvimento e também socialmente correto para enfrentar o capitalismo que muitas vezes é ‘selvagem'. "O poder público tem que estimular essa atividade e criar mecanismos que as pessoas se cooperam para que esse modelo cresça cada vez mais. Esse tipo de ação é um é tão grande, que muitas vezes os que não participam não tem idéia de onde podem chegar", finalizou o deputado.
Em nome dos propositores da sessão, o vereador Fernando Rocha parabenizou todas as cooperativas de São Gabriel do Oeste e disse que o sucesso desses empresários é porque se ouve as pessoas que estão diretamente ligadas a essas atividades e isso é muito importante para o sucesso dessas cooperativas.

Impossibilitada de comparecer, a vereadora Ana Rohr deixou sua mensagem falando da necessidade de expor para sociedade os serviços de qualidade que são oferecidos pelas cooperativas e, através dos projetos desenvolvidos pelas cooperativas podemos construir uma sociedade melhor, mais ética, consciente e cooperativa.

Para finalizar, o presidente da sessão, vereador Cezar Andrade desejou que as cooperativas continuem crescendo e agregando cada vez mais cooperados, pois junto a isso traz o desenvolvimento e realiza sonhos.

Também participaram da sessão os presidentes das cooperativas de São Gabriel do Oeste, Jaime Antonio Rohr (Sicred); Deoclides Viann (diretor financeiro e um dos fundadores da Cooper São Gabriel); Silene Ferreira do Carmo (Coopervita); Valdeci Barcelos de Paula (Coproaf); Waldir Grimm (Cooperoeste); Jakson Golvante (supervisor administrativo e representando o gerente geral da Aurora, Rainer josep Ruiz Goehr); o vereador Odair Junior; o prefeito municipal Sérgio Marcon; e o deputado estadual Junior Mochi. Também esteve presente o presidente do Cooper São Gabril, João Maria Horen.

Fotos AQUI
 

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS