Chapeu

Cursos

1Onda

Sicredi Federal agora é Sicredi União MS

Data: 04/12/2012 00:00

“Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados” – Com a conquista desta condição, aprovada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), em meados de outubro passado, a Cooperativa Sicredi Federal MS poderá captar associados em todos os segmentos da sociedade dos municípios que passaram a integrar sua área de ação no Estado de Mato Grosso do Sul e, não apenas entre os servidores públicos federais, como o faz até então.


O pedido, na forma de projeto da Cooperativa, foi aprovado pelo Bacen que reconheceu as condições de mercado e de operação favoráveis no contexto atual da cooperativa, tanto que não fez qualquer ressalva na argumentação e documentos apresentados (plano de negócios, planejamento estratégico e indicadores de crescimento).

AGE de transformação oficial
A deliberação que transforma formalmente a Cooperativa em Livre Admissão ocorreu no dia 1º de dezembro, na Assembleia Geral Extraordinária  e foi homologatória, porque os delegados dos Núcleos já estão autorizados pelos associados de suas bases, a votarem favoravelmente nesta matéria.

A partir de agora é Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados União Mato Grosso do Sul – Sicredi União MS. Área de atuação: circunscrita aos seguintes municípios: Água Clara, Aquidauana, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Selvíria e Três Lagoas todos localizados no Estado de Mato Grosso do Sul.


Novo sistema de governança corporativa
A implantação de um novo sistema de governança, no qual os poderes de planejamento e de execução são separados é uma das condições para que o processo de livre admissão ganhe força na Cooperativa, conforme exigência da legislação vigente (Lei Complementar 130 e Resolução/CMN 3859/10, especialmente).
Antecipando-se a essas demandas, diversos técnicos e dirigentes da Sicredi Federal MS se qualificaram recentemente para operarem a nova sistemática administrativa, principalmente no IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, uma das escolas mais tradicionais e bem conceituadas no assunto no mercado, na atualidade.


Assim, o Conselho de Administração continuará a planejar e deliberar sobre as estratégias e metas macros da Instituição. Porém a implementação (poder executivo) ficará a cargo de outra instância que será imediatamente constituída internamente, denominada Diretoria Executiva.


Poderes integrados
Na prática, a diretoria executiva se encarregará das questões de gestão relativas ao dia a dia da Cooperativa, ela comandará os gerentes das unidades de atendimentos, que passam a prospectar associados em todos os segmentos da sociedade, na sua área de abrangência.


Já o Conselho de Administração fará as vezes de uma câmara congressual, com poderes do legislativo interno. Sua missão e apreciar e deliberar projetos e estratégias de negócios, estabelecer os rumos, do ponto de vista macro, a serem seguidos pela Cooperativa. Enfim será o “olho do dono” que são todos os associados, num aspecto essencialmente profissional.


Já a tarefa de acompanhar e fiscalizar ambos os poderes continua a ser feita por instâncias internas e externas à Cooperativa, conforme a legislação atual do sistema financeiro nacional e internacional. Os seus principais atores são: Banco Central, Conselho Fiscal e as auditorias interna e externa.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS